Exercício 1: Reações da Chuva Ácida
Exercício 2: Minimização do Efeito Estufa
Exercício 3: Tipos de Lixo
Exercício 4: Fatos sobre o Gás Natural
Exercício 5: Processamento do Vidro
Exercício 6: Combustíveis e Poluição com Enxofre
Exercício 7: Poluição do Ar
Exercício 8: Sustentabilidade e os 3R
Aquecimento global
É o fenômeno da intensificação do efeito estufa. O efeito estufa ocorre naturalmente e permite manter uma faixa de temperatura compatível com a vida. Isso porque os raios ultravioleta que passam pela atmosfera e incidem na superfície terrestre tende a se refletir de volta para o espaço. No entanto, na atmosfera, gases como o CO2 e o CH4 promovem uma nova reflexão no sentido da terra de parte desses feixes, impedindo sua saída e aumentando a temperatura global.
Todavia, o aumento da emissão dos gases do efeito estufa, especialmente pela queima de combustíveis fósseis após a revolução industrial, faz com que a temperatura se eleve mais do que o necessário.
Por estar em maior quantidade, o CO2 é o principal gás do efeito estufa, emitido a partir do processo de combustão.
Outro gás em menor quantidade na atmosfera, mas com maior capacidade de intensificar o efeito estufa é o gás metano (CH4), liberado a partir da fermentação entérica (digestiva) do processo de digestão da celulose nos ruminantes.
Chuva ácida
A queima de combustíveis contendo impurezas tanto para o funcionamento de veículos quanto para o processo industrial libera óxidos principalmente de enxofre (SO2 e SO3), mas também de nitrogênio (NO e NO2) que são lançados para a atmosfera. Na precipitação da água na chuva, ocorre a reação desses óxidos com a água, formando os ácidos nítricos (HNO3) e sulfúrico (H2SO4)
Lixo
Substâncias não biodegradáveis, como plásticos (polímeros) levam anos para se decompor, acumulando-se em lixões. Além do destino correto do lixo, preconiza-se os “3Rs”: Reciclar, reutilizar e reduzir. Alguns autores já falam desses “Rs” serem considerados como “5Rs”, são eles:
Destruição da camada de ozônio
A função da camada de ozônio (O3) é proteger contra os raios ultravioleta que incidem sobre a superfície terrestre. A destruição dessa camada se deu de forma importante com o uso de produtos contendo CFCs (Clorofluorcarbonetos) em refrigeradores e desodorantes spray. A exposição aos raios ultravioleta está relacionada à maior incidência de câncer de pele na população. Com a substituição progressiva dos CFCs por outras substâncias, esse processo sofreu redução na velocidade de destruição da camada de Ozônio. Ainda assim, é uma forte preocupação e deve ser constantemente monitorizada.
Biocombustíveis
É todo combustível oriundo de fontes renováveis orgânicas, derivado de biomassa. Dentre eles, temos o bioálcool, o biodiesel e o biogás.
Bioálcool: O etanol é obtido por meio da fermentação da sacarose, componente encontrado na cana-de-açúcar, milho e beterraba.
Biodiesel: É obtido a partir de óleos vegetais, como de soja, mamona, dendê e algodão.
Biogás: Bactérias fermentadoras produzem dióxido de carbono e metano a partir da fermentação de matéria orgânica, por exemplo, esterco de bovinos e suínos. Esse processo está representado na figura ao lado.