Características principais do Parnasianismo
Poesias ornadas
Parnasianismo e Romantismo
Valorização de formas clássicas
O sentimentalismo em Olavo Bilac
Princípios parnasianos
Concepção parnasiana de poesia
Parnasianismo no ENEM
Parnasianismo
Sendo uma resposta antagônica ao movimento romântico da metade do século XIX, e resgatando elementos da cultura neoclássica, o Parnasianismo surge no século XIX, buscando priorizar a arte clássica e a harmonização de ideias na poesia.O contexto histórico do parnasianismo se situa ao final do século XIX, sendo um momento de mudanças de pensamentos e ideais para início do novo século. Entre os principais acontecimentos, no Brasil, há a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação da República (1889). No contexto mundial, é possível destacar as instabilidades que já pairavam em um mundo Pré-1ª Guerra Mundial. Todavia, mesmo que ambos os cenários apresentem fortes inspirações políticas e sociais, a poesia parnasiana não possui posicionamento, focando na plasticidade das obras.
Características
Em relação aos movimentos do século XIX, é possível perceber certo combate a algum aspecto de uma corrente anterior, como é o caso do Parnasianismo, que tenta romper com a idealização amorosa do Romantismo. Além disso, os parnasos acreditavam que a verdadeira produção artística era aquela que valorizasse elementos da cultura clássica vinda da Europa, por isso, a retomada da influência da mitologia greco-latina e o alto rigor formal auxiliam nessa busca. As principais características são:
- Objetivismo;
- Racionalismo;
- Caráter descritivo;
- “Arte pela arte” (poesia voltada para si mesma);
- Universalismo;
- Imparcialidade;
- Isolamento do poeta (concentração);
- Contenção de sentimentos;
- Retomada de elementos da cultura greco-latina.
Principais autores
No Brasil, os autores de maior popularidade parnasiana são Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho, Francisca Júlia e Teófilo Dias. É importante ressaltar que embora os textos parnasianos, de forma geral, combatessem a subjetividade, isso não significa que os autores não aprofundavam sua expressividade emocional, produzindo alguns poemas, inclusive, com ares românticos; assim, não somente à estética parnasiana se desenvolveram, como também puderam ousar de outras maneiras em suas obras.