Exercícios sobre as características dos Filos Mollusca e Annelida
Exercícios sobre colonização de ambientes diversos por Gastrópodes e a reprodução em Oligoquetos
Exercícios sobre principais classes e o crescimento dos artrópodes
Exercícios sobre os filos Annelida X Arthopoda
Exercícios sobre o filo Echinodermata e a árvore evolutiva dos metazoários
Moluscos
Moluscos são animais celomados, triblásticos e simetria bilateral. Apresentam o corpo dividido em cabeça, pés e massa visceral. A maioria dos indivíduos apresenta também uma concha de calcário, que pode ser externa ou interna, e ajuda na identificação dos grupos.
A respiração nos moluscos pode ser pulmonar em animais terrestres, porém a maioria é aquática com respiração branquial, algumas classes podendo apresentar também respiração cutânea. O sistema circulatório é aberto com um coração que bombeia a hemolinfa pela hemocele, com exceção dos cefalópodes, que apresentam o sistema fechado. A reprodução é sexuada, com fecundação interna ou externa.
Anelídeos
Os anelídeos são animais invertebrados com corpo cilíndrico e segmentado. São celomados triblásticos, com o corpo divididos em segmentos, o que chamamos de metameria. São invertebrados triblásticos, celomados, com simetria bilateral e metamerização interna e externa do corpo.
O sistema digestório é completo (possuem boca e ânus), o sistema nervoso é ganglionar em escada e a respiração é cutânea indireta nos animais terrestres e branquial nos aquáticos. Possuem sistema circulatório fechado. Podem ser dioicos (sexos separados) ou hermafroditas (monoicos). Os anelídeos são classificados em três classes: Oligoquetas, poliquetas e hirudíneos.
Artrópodes
O Filo Artropoda é o mais biodiverso dentro do Reino Animal, e são encontrados em todos os tipos de ambientes. São animais celomados, triblásticos, protostomados e apresentam corpo dividido em segmentos (metameria). A principal característica deste grupo é a presença de um exoesqueleto de quitina e de apêndices articulados. Por conta do exoesqueleto rígido, os artrópodes têm seu crescimento por mudas, também chamadas de ecdises.
Gráfico mostrando como ocorre o crescimento dos artrópodes, em saltos, entre as mudas. À direita, uma cigarra com o novo exoesqueleto deixando o exoesqueleto antigo. Observe o esquema abaixo com atenção, que mostra as principais diferenças entre as classes dos Artrópodes.
Mapa mental sobre as principais características de cada grupo de artrópodes.
Equinodermos
São animais exclusivamente marinhos, celomados e triblásticos. São os animais evolutivamente mais próximos dos cordados por também serem deuterostomados (o blastóporo dá origem ao ânus). Enquanto adultos, apresentam simetria radial, porém no estágio larval apresentam simetria bilateral.
O nome deste filo significa “espinhos na pele”, por conta da presença dessas estruturas recobrindo o corpo dos animais. Eles também apresentam um endoesqueleto de calcário, importante para a sustentação do corpo. A locomoção, respiração, excreção e circulação estão envolvidos no sistema ambulacrário, onde a água circula pelos canais ambulacrais (radiais e circular)