Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercícios sobre meristemas primário e secundário

Professor Rubens Oda resolve exercícios sobre histologia vegetal. Nesse vídeo ele aborda os meristemas primário e secundário das plantas. Além disso, trabalha de maneira mais detalhada o câmbio e o feloderma, que são tecidos embrionários responsáveis pelo crescimento da planta em espessura. Se ainda tem dúvidas nessas estruturas, não deixe de assistir ao vídeo! Material de apoio:

Exercícios sobre floema e súber

Exercícios sobre estômatos: abertura e fechamento

Exercícios sobre trocas gasosas e transpiração vegetal

Exercícios sobre crescimento vegetal

Os tecidos vegetais são agrupamentos de células vegetais com forma e funções similares. São responsáveis por formar as folhas, caules, raízes e outras partes do vegetal. Os tecidos podem ser divididos em tecidos meristemáticos, constituídos por células indiferenciadas, e em tecidos adultos, que possuem funções específicas.

Tecidos meristemáticos

É um tecido de crescimento que possui células indiferenciadas, ou seja, todas podem dar origem a outros tipos de células. Os meristemas podem ser divididos de acordo com o sentido de seu crescimento.

Os meristemas primários são responsáveis pelo crescimento primário, no sentido longitudinal (vertical) dos tecidos. Estão localizados no ápice do caule e da raiz, e formam:

  • Protoderme, que originará a epiderme; 
  • Meristema fundamental, que originará diversos tecidos de preenchimento e sustentação; 
  • Procâmbio, que originará os tecidos condutores de seiva.

Os meristemas secundários são tecidos responsáveis pelo crescimento lateral (horizontal) do vegetal, em espessura, promovendo o crescimento em diâmetro do caule e da raiz. São eles:

  • Felogênio, que originará tecidos da parte externa do caule, 
  • Câmbio vascular (que pode ser fascicular ou interfascicular), que faz o crescimento secundário nos tecidos condutores de seiva.

Esquema de um vegetal, indicando os meristemas primários.

Esquema de um vegetal, indicando os meristemas primários.

 

Tecidos adultos de revestimento

Os tecidos de proteção e revestimento se localizam externamente na planta. Esse tecido pode ser a epiderme ou a periderme. Os estômatos (poro por onde ocorrem trocas gasosas e a transpiração) e as lenticelas são estruturas presentes nos tecidos de revestimento dos vegetais.

  • Epiderme: possui células vivas achatadas e justapostas, podendo existir estômatos e outras estruturas, e são frequentemente impermeabilizadas pela cutícula (cobertura de cera). 
  • Periderme: reveste órgãos que estão em crescimento secundário, sendo formada pelo feloderma (um tipo de tecido de reserva – parênquima), felogênio (também chamados de câmbio da casca) e súber (também chamado de cortiça). É o tecido que forma a casca das árvores. Aqui, o súber funciona como impermeabilizante, e é formado por células mortas.

Corte transversal de um caule, mostrando o felogênio e o câmbio, que são meristemas secundários, e a epiderme, tecido adulto de revestimento.

Corte transversal de um caule, mostrando o felogênio e o câmbio, que são meristemas secundários, e a epiderme, tecido adulto de revestimento.