Características Gerais dos Vegetais
Exercícios de Filogenia Vegetal
Exercícios de Ciclo reprodutivo Haplodiplobionte
Exercícios de Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas
Exercícios de Plantas com Semente
Exercícios de Tecidos de Reserva das Sementes
Exercícios de Flores
O reino Plantae é formado por eucariontes com parede celular de celulose, são autotróficos, capazes de realizar fotossíntese. Uma das principais características do grupo é que, após a fecundação, forma-se um embrião que fica protegido por células estéreis, chamadas de gametângios. Todas as plantas também apresentam um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, que apresenta duas gerações (metagênese): uma haploide assexuada (forma o gametófito) e outra diplóide sexuada (forma o esporófito.
As briófitas e pteridófitas fazem parte das plantas criptógamas. Esse nome é dado por não terem seus órgãos sexuais aparentes. Já as Fanerógamas também podem ser chamadas de Espermatófitas, e são as Gimnospermas e Angiospermas, que apresentam sementes e não dependem diretamente da água para reprodução.
Ciclos reprodutivos
- Briófitas
Nestas plantas, a fase predominante é a gametofítica. Os gametas masculinos são flagelados e conhecidos como Anterozoides, enquanto o feminino é chamado de oosfera.
Ciclo de vida das Briófitas
- Pteridófitas
A fase predominante nas pteridófitas é a esporofítica, e na época da produção de esporos, são observadas estruturas abaixo das folhas das pteridófitas, os quais são denominados soros.
Após o amadurecimento dos esporos, se soltam e caem em solo úmido. A partir deles, formam os prótalos, produtores de gametas (anterozoides e as oosferas) (fase gametofítica). A água é fundamental para o alcance da oosfera pelos anterozoides e essa fusão originará um novo esporófito.
Ciclo de vida das Pteridófitas
- Gimnospermas
A reprodução de Gimnospermas não é dependente da água, e os gametas são formados em estruturas chamadas estróbilos (pinha) que vão realizar meiose. A polinização ocorre majoritariamente pelo vento (anemofilia). Após a fecundação, o óvulo se desenvolve em semente (popularmente chamado de pinhão), que então cresce na planta adulta (fase diplóide – esporofítica).
Esquema das flores e da formação da semente em Gimnospermas.
- Angiospermas
Esquema mostrando as estruturas de uma flor hermafrodita. O nectário é a região onde o néctar é produzido; o pedúnculo também pode ser chamado de eixo floral.
Nas anteras, ocorre a formação do pólen por meiose, enquanto no óvulo a meiose forma o megásporo, e neste, por mitose, se formam oosferas. Após o processo de polinização, o grão de pólen chega ao estigma, desenvolve o tubo polínico e ocorrem duas fecundações: a primeira forma um zigoto 2n, e a segunda se funde a outras duas células do gametófito feminino (núcleos polares) e forma o endosperma, que é 3n. Nas angiospermas, o ovário se desenvolve para formar o fruto, protegendo a semente.
Esquema do ciclo reprodutivo das Angiospermas. No lado esquerdo, a formação do gameta feminino (oosfera), e do lado direito, a formação do grão de pólen.