Movimento pendular das estéticas
Releituras do cânone
Coexistência de múltiplas tendências
Experimentalismo
Poesia participante
Estilo de época, estilo individual e periodização
Pensar em estilo de época é, necessariamente, analisar o momento em que a literatura esteve presente, bem como as relações e contextos históricos que fizeram parte de tal produção escrita.
Desse modo, ao nomear os etilos de época, há uma forma de organizar as tendências e comportamentos sistemáticos que ocorrem em determinados períodos da história literária, de modo a garantir maior sincronia cronológica. Embora o princípio temporal não funcione para todas as obras, há uma certa generalização na forma de se expressar, o que auxilia na conduta do estudo.
Assim, ao classificar para compreender, conseguimos:
- Balizas demarcatórias;
- Pontos de contato entre autores;
- Momentos de transformações;
- Engessamentos e novas leituras.
Desse modo, é importante pensar na literatura de modo mais amplo, não somente os textos canôninos, mas sim todas as produções escritas que nos afetam, uma vez que faz parte da linguagem da sociedade a relação de expressão. Mapeando as grandes navegações, desafiando a mudança social com a ascensão burguesa e, até mesmo, sendo artefato de resistência em ditaduras, a literatura – bem como a música – mantiveram sua presença de modo contundente na história da humanidade.
Pensando em literatura e sociedade, é importante classificar seu poderio quanto às funções presentes nessa forma de arte, atribuídas, muitas vezes, a uma resposta da classe de grandes autores para as denúncias e vivências vigentes. Não somente, ela também pode ser considerada como mecanismo industrial a partir do século XX, ou produto, ao ser incentivadas por grandes produtoras midiáticas, como novelas e filmes. Nesse sentido, é importante prever e analisar a grande intertextualidade presente nos dias de hoje ao linkar a literatura com os processos socioculturais.
Tais processos podem ser encontrados a partir dos diálogos literários com outras culturas e do encontro de cultivo de formas de expressão. Quanto ao Brasil, embora distantes geograficamente, a metrópole portuguesa, por exemplo, impactou diretamente a arte da nação latina por mais de 300 anos. Não obstante, com os processos de globalização, a vivência da arte se configura nas influências distintas e no diálogo entre elas.