Introdução às noções de Estado e governo
Estado
Nação e povo
Nações sem Estado
Exercícios: Estado e nação
Exercício: Democracia
Exercícios: Leis e poder
Um Estado é uma forma de ordenar uma sociedade a partir da organização política. Ao longo da história, várias formas de Estado já existiram, como impérios, reinos, cidades-Estados, Estados-Nação, etc. Dentro do Estado há a delimitação do acesso ao poder que permitirá a tomada de decisões para organizar a sociedade. A instituição que detém esse poder é o governo e ela representa o o efetivo exercício do poder político no interior de um Estado.
Na modernidade se convencionou separar o poder entre entidades governamentais com o intuito de descentralizar o exercício do poder para evitar seu uso despótico. Outra característica moderna do Estado é o monopólio da organização política de um dado grupo em um território delimitado, incluindo a legitimidade do uso da força física.
Os Estados e seus respectivos governos controlam nações. Nações são mais que um agrupamento de pessoas, elas mobilizam ideias de pertencimento e identidade. O grupo de pessoas que atendem a essas ideias e estão majoritariamente inseridas na delimitação territorial de um Estado é o povo.
Um Estado cria vários mecanismos que servem de símbolos para compor a ideia de país e nação, fortalecendo a coesão em torno dessa representação. Dentre esses elementos podemos destacar a bandeira, o hino e a língua, dentre outros.