Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Fim da Ditadura no Brasil

Neste primeiro vídeo, veremos um pouco sobre o fim da ditadura militar no Brasil, que completa trinta anos este ano. Veremos que, mesmo com a eleição de Tancredo, ainda havia muitos resquícios militares dentro da política.

Primeiro Rock In Rio

Eleição de Gorbatchev

Conquistas Femininas

Iphan e Unesco

As Diretas Já!

Gorbachev no Poder

Especial Aniversário para o ENEM - 1985

As efemérides costumam ser importantes para vestibulares ao redor do país e para o próprio ENEM. É muito comum que eventos históricos que completam aniversário de década ou centenário em um ano sejam lembrados por essas provas. Temas como o centenário da transferência da Família Real portuguesa para o Brasil em 2008, o centenário da Grande Guerra em 2014 ou os 50 anos da viagem do homem à Lua são constantemente vistos nos noticiários, nos eventos públicos e em filmes, sendo assim, muitas vezes cobrados também em provas.

Neste módulo o professor aborda algumas efemérides, analisando eventos históricos importantes de 1985, que marcaram o fim da ditadura militar e o desgaste da Guerra Fria, que completaram 30 anos no ano de 2015. No material são abordados: 

  1. Fim da Ditadura no Brasil - O golpe de Estado protagonizado pelos militares em 1964 havia sido mobilizado sob argumentos de luta contra uma suposta ameaça socialista e defesa de um período rápido de governo dos militares. No entanto, a barbárie, a violência, as perseguições e a censura caíram não só para os grupos de esquerda, mas para qualquer pessoa que fosse contrária ao regime e pedisse liberdade ou direitos básicos, assim como não foi um período rápido de governo, mas sim 21 anos. Logo, apenas em 1965, após inúmeros protestos, mobilizações populares e conflitos com o governo que finalmente as eleições indiretas deste ano possibilitaram a vitória presidencial de um civil, Tancredo Neves, para a presidência da república, encerrando a permanência dos militares no poder.

  2. Primeiro Rock In Rio - No contexto de abertura política brasileira, o ano de 1985 foi marcado não só pelo fim da ditadura militar, como também pela realização de um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock In Rio. O evento de 85 além de contar com proporções gigantescas, também teve a presença de grandes artistas internacionais que, até então, pouco se apresentavam no Brasil e na América do Sul.

  3. A era Gorbatchev - Em 1985, após a morte de Konstantin Ustínovitch Chernenko, o economista Mikhail Gorbachev foi eleito Secretário Geral do Partido Comunista, tornando-se assim o último chefe de Estado da União Soviética, que teria seu fim em 1991. O governo de Gorbachev, portanto, foi marcaso por crises internas, tanto políticas quanto econômicas, o que o levou a adotas as medidas conhecidas como perestroika e glasnot, que possibilitaram uma modernização da economia e a abertura política soviética.

  4. Conquistas Femininas - Desde o final do século XIX, diversos movimentos organizados por mulheres ao redor do mundo passaram a exigir a conquista de direitos políticos, sendo um dos mais famosos deles o direito ao voto, muito requisitado pelas chamadas "sufragistas". Assim, o crescimento desse movimento permitiu ao longo do século XX a conquista de diversos novos direitos e a criação de instituições de amparo e auxílio à problemas de gênero. Desta forma, em 1985, em um contexto de abertura política, foi aprovado no Brasil a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e criada a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher.

  5. Iphan e Unesco - O Santuário do Bom Jesus de Matosinho é reconhecidamente uma ddos grandes patrimônios históricos brasileiros, com grande relação com o contexto da exploração do ouro no século XVIII. O santuário, apesar de ter sido tombado como patrimônio pelo SPHAN (atual IPHAN) em 1939, foi também reconhecido como Patrimônio da Humanidade em 1985 pela UNESCO.