Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Apresentação de Momento de Força

Confira a aula sobre Equilíbrio, momento e centro de massa.

Exercício relacionando gangorra

Exercício com barra em dois apoios

Exercício ENEM

Exercício de Teorema de Lamy

Exercício de Centro de Massa

Equilíbrio do corpo extenso

Tratar um corpo como um ponto material equivale a admitir que, na situação em que está sendo estudado, só interessa considerar a possibilidade de ele adquirir algum movimento de translação, já que não se pode caracterizar o movimento de rotação de um corpo puntiforme. Por isso, dizemos que o equilíbrio de um ponto material é de translação.

O corpo extenso, por sua vez, pode apresentar tanto o movimento de translação como o de rotação. Por esse motivo, o estudo do equilíbrio do corpo extenso requer duas análises: um referente à translação e outro referente à rotação.

Para um corpo extenso estar em equilíbrio, é necessário satisfazer duas condições: um referente ao equilíbrio de translação e outra ao equilíbrio de rotação.

Condição de equilíbrio de translação

A condição de equilíbrio de translação de um corpo extenso (centro de massa em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme) é que a resultante das forças externas atuantes no corpo seja nula:

Fext = 0 

Condição de equilíbrio de rotação

A condição de equilíbrio de rotação de um corpo extensivo sob a ação de um corpo extenso sob a ação de um sistema de forças coplanares é que a soma algébrica dos momentos escalares de todas as forças em relação a qualquer eixo perpendicular ao plano das forças seja nula:

ΣM = 0 

A condição de equilíbrio de rotação pode ser expressa de outra maneira. Considerando todos os momentos em módulo, podemos escrever que a soma de todos os momentos horários (MH) é igual à soma de todos os momentos anti-horários (MAH):

MH = MAH

Que parada é essa de “momento de uma força”?

Momento de uma força (M0) em relação a um eixo

Procuraremos aqui uma grandeza capaz de medir a eficiência de uma força em produzir rotação em um corpo. Para isso, vamos considerar uma situação prática.

Situação: A gangorra é um sistema que permite investigar a eficiência de uma força em produzir rotação:

Na gangorra da Figura 1, temos dois meninos (A e B) sentados em pontos diferentes da gangorra. Nota que a gangorra não está rotacionando. Isso significa que ela está em um equilíbrio de rotação. Sendo o peso do garoto A é o dobro do peso do garoto B, é necessário que a distância de B até o eixo E seja o dobro da distância de A até esse mesmo eixo para que ambos fiquem em equilíbrio.

Agora, podemos montar uma definição a partir do observado

Definição

Podemos concluir que a eficiência de uma força em produzir rotação em um corpo é tanto maior quanto maiores forem sua intensidade e a distância entre a reta que passa pela força – denominada linha de ação – e o eixo de rotação do corpo. A grandeza física que mede essa eficiência é denominada momento ou torque.

Para definir de forma escalar essa grandeza, considere um corpo sob a ação da força F e um eixo de rotação (real ou imaginário) perpendicular ao plano da figura e passando pelo ponto O (polo do momento/ponto de apoio/fulcro/ponto de giro/ponto de rotação/eixo de rotação). A força F e o ponto O estão no plano do papel. A distância d, de O até a linha de ação de F, denomina -se braço de F em relação a O. Assim, definimos:

O módulo do momento escalar ou torque (M) da força F em relação a O é o produto da intensidade dessa força pelo seu braço em relação a O, precedido de um sinal algébrico arbitrário:

M = F . d 

Unidade (SI): [M] = N.m


Mas... A situação da gangorra desconsiderou o peso da própria gangorra. Seria possível o próprio peso da gangorra gerar uma rotação? Claro!

Momento de uma força feito pela propria barra

Se a situação analisada não desconsiderar o Peso ou a massa da barra, então temos mais uma Força para gerar Momento além das forças sendo feitas na barra. Mas onde vamos marcar esse Peso da barra? Afinal, é preciso de uma força e uma distância para se calcular o Momento. Bom... A Força Peso da barra será marcada no centro de massa da barra.

Centro de massa (CM): ponto em que se pode admitir que a massa está concentrada. Para uma figura homogênea, esse ponto é o centro geométrico do corpo.

Por exemplo, o centro de massa de um quadrado é no encontro de suas diagonais, do círculo é no seu centro e no triângulo é no baricentro. O centro de massa pode ser calculado para uma figura linear, plana ou volumétrica.

Observe o centro de massa de algumas geometrias regulares.