Enem 2013: Questão 03 sobre cultura / conceitos sobre cultura
Enem 2013: Questão 04 sobre Descartes/ Revolução científica
Enem 2013: Questão 10 sobre Maquiavel / política moderna
Enem 2013: Questão 12 sobre manifestações culturais / Conceitos sobre cultura
Enem 2013: Questão 13 sobre cidadania e direitos dos cidadãos / Direitos
Enem 2013: Questão 15 sobre Marx / Karl Marx
Enem 2013: Questão 22 sobre Montesquieu e os três poderes / Política moderna
Enem 2013: Questão 24 sobre Moderna/ Conceitos sobre a modernidade
Enem 2013: Questão 25 sobre mídia e sociedade / Conceitos sobre cultura
Enem 2013: Questão 26 sobre cidadania / Direitos
Enem 2013: Questão 27 sobre Aristóteles / Aristóteles
Enem 2013: Questão 36 sobre Kant / Síntese kantiana
Enem 2013: Questão 38 sobre cultura / Conceitos sobre cultura
Enem 2013: Questão 40 sobre Patriarcalismo
ENEM 2013: Questão 41 sobre Filosofia
ENEM 2013: Questão 45 sobre Cultura/Conceitos sobre Cultura
Em 2013 a prova do Enem apresentou questões de Filosofia e Sociologia com temas sobre cultura, teoria do conhecimento, política moderna, cidadania, direitos e sobre pensadores clássicos da Sociologia brasileira e mundial. Podemos perceber a interdisciplinaridadeentre Sociologia e Geografia principalmente na questão sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Em cultura os assuntos abordados forma patrimônio cultural material e imaterial e a questão da cibercutulra. No tema cidadania e direitos podemos ver questões abordando a ampliação da noção da cidadania para grupos minoritários, incluindo participação eleitoral. O poder também foi abordado exigindo do candidato conhecimento sobre o panoptismo social, sobre realismo político e sobre a tripartição dos poderes.
O trabalho é abordado numa questão sobre Karl Marx. Já Aristóteles é lembrado numa questão sobre ética e política, exigindo do candidato conhecimento sobre o eudaimonismo. O projeto iluminista é lembrado na questão sobre a relação entrte o homem e a natureza nas visões de Bacon e Descartes, alémm de uma questão sobre síntese kantiana que aborda seu criticismo e a revolução copernicana na teoria do conhecimento.