ENEM 2013: Questão 01 sobre Geografia do Brasil/Urbanização brasileira
ENEM 2013: Questão 02 sobre Geografia Geral/Urbanização
ENEM 2013: Questão 07 sobre Geografia do Brasil/População Brasileira
ENEM 2013: Questão 09 sobre Geografia Geral/Transportes
ENEM 2013: Questão 14 sobre lógica de produção no Fordismo e Toyotismo
ENEM 2013: Questão 16 sobre Geografia Geral/Indústria
ENEM 2013: Questão 17 sobre Geografia Geral/Indústria
ENEM 2013: Questão 19 sobre globalização e seus aspectos antagônicos
ENEM 2013: Questão 21 sobre Estado Palestino
ENEM 2013: Questão 25 sobre revolução das comunicações e as relações sociais
ENEM 2013: Questão 28 sobre Terraceamento e erosão laminar
ENEM 2013: Questão 30 Sobre Espaço Rural Brasileiro
ENEM 2013: Questão 34 Sobre Urbanização Mundial
ENEM 2013: Questão 37 sobre Fontes de Energia e Vegetação
ENEM 2013: Questão 39 sobre Transportes e Industrialização Brasileira
ENEM 2013: Questão 42 sobre Revolução Industrial e poluição atmosférica
ENEM 2013: Questão 43 sobre Energia
A prova de Geografia está inserida na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. Geralmente é composta por 15 questões, mas essa quantidade pode ser minimamente variável. Historicamente os temas mais cobrados são geografia agrária, impactos ambientais, urbanização, industrialização, globalização e aspectos da geografia física brasileira, como clima, solo, vegetação e relevo. Nesse sentido essa prova não foi tão diferente. Entre os temas mais cobrados estão:
- Urbanização
- Transportes
- Indústria
- Energia
- Espaço rural brasileiro
As questões sobre indústria, como a 16 e 17, trouxeram uma abordagem mais atual a partir de conteúdos relacionados ao Toyotismo, como a flexibilização da produção e do trabalho. Para acertar essas questões era fundamental conhecer as características e consequências dessa flexibilização no processo produtivo. As questões de urbanização, como a 01 e 02, fazem uma abordagem a partir da histórica concentração populacional da população brasileira no litoral e sua relação com conflitos em terras indígenas, bem como as atuais características do processo de urbanização marcado pela especulação imobiliária. Por fim, as questões sobre transporte buscaram destacar a importância da intermodalidade nos modais de transporte, além de debater política de desenvolvimento de Juscelino Kubitschek e o rodoviarismo.