ENEM 2012: Questão 02 sobre Moderna/ Síntese Kantiana
ENEM 2012: Questão 07 sobre Democracia/ Formação política
ENEM 2012: Questão 09 sobre Movimentos Sociais/ Movimentos Sociais relevantes
ENEM 2012: Questão 23 sobre Cidadania/ Problemas sociais
ENEM 2012: Questão 25 sobre Antiga/ Platão
ENEM 2012: Questão 28 sobre Antiga/ Filosofia Pré-socrática
ENEM 2012: Questão 30 sobre Moderna/ Revolução Científica
ENEM 2017: Questão 31 sobre Moderna/ Política Moderna
A prova de Ciências humanas do Enem trouxe questões de Sociologia e Filosofia recheadas de política. Falou-se em movimentos sociais, filosofia política no período moderno e preconceito e discriminação. Também foram abordados temas da métafísica e da teoria do conhecimento na Antiguidade e na Modernidade e ética iluminista.
em ética o candidato precisou ter familiaridade com o pensamento kantiano e sua proposta de emancipação humana pela coragem e pela liberdade. Pensar o homem como livre para desenvolver seu pensamento só foi possível com o humanismo renascentista e sua proposta de colocar o homem no centro do pensamento. Esse é um conhecimento necessário para resolver a questão sobre Maquiavel. A liberdade também é um tema discutido por Montesquieu e suas especulações sobre a formação de um regime democrático.
Um outro autor que trata sobre o regime democrático é Habermas, que fala num texto base para uma das questões sobre a formação do consenso que unirá os indivíduos em sociedade. A liberdade do debate em uma democracia é um tema recorrente sobre esse autor e o aluno precisa saber disso ao se deparar com um texto desse pensador. Defensor de uma democracia da comunicação, Habermas também é uma boa escolha para pensar questões sobre preconceito e estigma.
No campo da teoria do conhecimento e da metafísica temos a discussão sobre como o mundo é organizado e como alcançar algum conhecimento. Várias são as correntes nessas áreas e o candidato precisa ter um bom conhecimento de história da filosofia para não se perder nas teorias.