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ENEM 2010: Questão 30 sobre Moderna/ Política Moderna

A professora Larissa Rocha te ajuda a resolver as questões do ENEM 2010 sobre Filosofia, Sociologia, política, movimentos sociais e muito mais! Confira!

ENEM 2010: Questão 34 sobre Contemporânea/Autores essenciais pós modernos

ENEM 2010: Questão 39 sobre Cidadania/ Problemas sociais

ENEM 2010: Questão 41 sobre Cidadania/ Problemas sociais

ENEM 2010: Questão 44 sobre Cidadania/ Fenômenos sociais

ENEM 2010: Questão 45 sobre Democracia/ Formação política

Em 2010 a prova do Enem das disciplinas de Filosofia e Sociologia cobrou conhecimentos sobre filosofia política moderna e contemporânea, cidadania, direitos, preconceito e democracia.

O conceito de poder atravessou toda a prova, seja na discussão trazida por Maquiavel ou por Foucault, seja na organização política e formação do Estado ou nos padrões sociais os estereótipos e estigmas que produzem.

A questão sobre Maquiavel exige conhecimento sobre realismo político e a proposta de independência da política de outras esferas da vida humana.

A questão sobre Foucault estava um pouco mais díficil e exigia que o candidato relacionasse a concepção de poder do autor com a formação dos Estados e a produção de leis que regem a organização social.

Na questão sobre ética, o aluno precisaria contextualizar a área da filosofia na contemporaneidade, pensando sua importância para a manutenção da estabilidade social e efetivo gozo da cidadania, ou seja, pensando a ética de uma perspectiva sociológica.

A questão sobre homofobia traz uma discussão sobre os padrões sociais exigindo que o candidato correlacionasse o passado da sociedade ocidental com os estigmas com os quais convivemos hoje e seus efeitos políticos.

Outra questão sobre ética e sua importância para a formação e manutenção da sociedade, demonstrando o sentido coletivo da reflexão ética e seu impacto político.

Por fim, a questão sobre democracia e sua estabilidade. Para resolver essa questão o aluno precisa conhecer os fundamentos da democracia e também saber interpretar o regime como um fenômeno real e, por isso, exposto a problemas e contradições.