Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Histórico da região do Paraná

O professor João Daniel fala sobre a emancipação do Paraná. Confira!

Antecedentes e motivos da emancipação

A Emancipação e seu contexto

A econômia do Paraná

Desdobramentos

A formação do Paraná

A princípio, a região do Estado do Paraná não foi o foco da colonização portuguesa, o que abriu espaço para intervenções espanholas na região no século XVI e XVII. Grande parte do interesse na região, nesse momento, estava ligado a exploração da madeira de lei que por ser mais resistente possuia um valor maior no mercado. O panorama se modifica com a chegada da Familia Real Portuguesa a colônia, contando com uma intervenção maior por parte dos colonizadores portugueses na região. A partir daí, a comarca de Curitiba e Paranaguá passam a fazer parte da Capitania de São Vicente, vulgo, Província de São Paulo.

A importância econômica da região já se pontuava com a elevação de Curitiba, atual capital do Paraná, a condição de vila em 1693. A descoberta do ouro na colônia portuguesa também foi um fator importante para a história da região, bem como a expansão da pecúaria durante o século XVIII. Com a ascensão da produção da erva mate em meados do século XIX, a importância econômica do território ficou cada vez mais nítida, tornando-se um fator de relevância a favor da emancipação do local.

O contexto histórico também contribui para consolidação da liberdade política da província de São Paulo, uma vez que durante o final do período regencial e com as revoltas separatistas, como a Farroupilha, o Paraná se manteve ao lado do império brasileiro e ganhou como recompensa ao seu apoio a elevação a condição de província, tornando-se livre da Capitania de São Paulo. Porém, é importante ressaltar que a emancipação também é fruto do descontentamento de D.pedro II com a província de São Paulo, que se rebelou contra ele em 1843.

Ou seja, é muito babado, confusão e gritaria que quem vai fazer o vestibular específico para o Estado do Paraná precisar conhecer bem de pertinho, afinal é a história da região, né?! Mas não se preocupa, nossos professores fizeram aquele resumão de tudo que você precisa saber sobre o tema.