Origens e conceitos sobre política
Política : O lugar comum
Política: Escrevendo sobre abusos
Cidadania
Diretrizes e relações sociais
Moral e Ética
Abusos de autoridade
Consciência política
Para compreender sobre a política atual, bem como as definições que permeiam o contexto brasileiro, é importante garantir uma análise mais aprofundada sobre sua definição, desde a Antiguidade Clássica. Por característica, política significa:
- substantivo feminino: Ciência do governo dos povos.
- [Política] Direção de um Estado e determinação das formas de sua organização.
- [Política] Mecanismo de orientação administrativa de Estados.
- [Política] Conjunto dos negócios de Estado, maneira de os conduzir.
https://www.dicio.com.br/politica/
Em outras palavras, política siginifica dirigir uma nação a partir de determinadas formas para garantir sua melhor maneira organizacional. De acordo com o filósofo grego, Aristóteles, a política era uma espécie de continuação da ética, onde se estendia a noção de felicidade para a comunidade. Aristóteles acredita que a formação da sociedade é natural. Para ele o ser humano é um animal político, pois necessita estar entre semelhantes para sobreviver. Como faz parte da natureza humana, a sociedade deve ser guiada pelo mesmo fim que define o ser humano, o bem. Assim, a política se constitui numa relação de complementaridade com a ética, já que as duas buscam o bem, seja do indivíduo ou do grupo social. O grupo tem, inclusive, precedência sobre o sujeito já que este não é autossuficiente, enquanto a sociedade não se dissolve por causa da ausência de um indivíduo.
Consequentemente, por ser uma temática que permeia o ENEM desde 1999, e embora não apareça de modo explícito nos últimos temas, ainda está indiretamente ligado aos problemas sociais de cada vertente das propostas, faz-se necessário garantir uma maior atenção sobre a política, o sistema vigente no cenário nacional e seus desdobramentos.
O Brasil é uma república federativa presidencialista – por república, compreende-se que o chefe do Estado é eleito democraticamente por uma certa duração de tempo (4 anos); quanto à federativo, entende-se que cada estado possui autonomia para tomar decisões; por fim, o presidencialismo pode ser entendido, uma vez que ambas as funções, de Chefe de Estado e Chefe de Governo, são exercidas pelo presidente. Visto que já compreendemos o sistema que gere o nosso contexto nacional, é hora de adentrarmos nas propostas relacionadas ao tema e já vistas pelo Exame.
Vamos dar uma olhada em alguns temas já cobrados, antes de começarmos a nossa aula?
- ENEM 1999: Cidadania e participação social
- ENEM 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
- ENEM 2009: O indivíduo frente à ética nacional: