Pensamento x reflexão
Como usar a reflexão na redação
A reflexão e a manipulação social
Processo de massificação da sociedade
Elementos que compõem a sociedade de massa
A personalidade e a sociedade de massa
O “eu” na sociedade de massa
O poder da propaganda
Sensacionalismo e sociedade
“Espetacularização” da mídia
Cultura
Você já se questionou sobre o conceito de “cultura”? É um termo comum no nosso dia-a-dia, mas, efetivamente, o que isso significa?
De acordo com sites da internet, podemos defini-la como:
“Todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.”
Disponível em: https://www.significados.com.br/cultura/
Agora, por que esse eixo temático é importante para a prova de redação do Enem? Segundo a Cartilha do Participante, a redação exigirá de você a produção de uma dissertação-argumentativa, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Por isso, essa aula é importante. Vamos, antes de tudo, dar uma olhada nos temas de redação do Enem que já foram cobrados até agora e possuem relação com esse eixo?
- ENEM 2006: O poder de transformação da leitura
- ENEM 2007: O desafio de se conviver com as diferenças
- ENEM 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- ENEM 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- ENEM 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
- ENEM 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI
- ENEM 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
- ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
- ENEM 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
- ENEM 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Sabe-se, portanto, que a ideia de cultura é construída ao longo da história. De fato, o tempo e os diferentes contextos são essenciais na formação de determinados hábitos, costumes, modo de agir. Por isso, é interessante discutir alguns conceitos e, principalmente, fazer uma análise de como chegamos até aqui, criando repertório para diversas temáticas de redação.
Comportamento
De certa forma, é muito fácil encontrar um pouco de cultura e comportamento humano em todas as temáticas da prova. Porém, destacaremos, aqui, as propostas que mais se aproximaram do assunto.
- ENEM 1998: Viver e aprender.
- ENEM 1999: Cidadania e participação social.
- ENEM 2006: O poder de transformação da leitura.
- ENEM 2007: O desafio de se conviver com as diferenças
- ENEM 2009: O indivíduo frente à ética nacional.
- ENEM 2010: O trabalho na construção da dignidade humana.
- ENEM 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.
- ENEM 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI.
- ENEM 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
- ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.
- ENEM 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
- ENEM 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
De 1998 até 2011, como demonstrado acima, os temas não se direcionavam ao comportamento contemporâneo brasileiro, mas, sobretudo, partia de uma ideia comportamental mais ampla. Entretanto, é possível perceber que a relação entre cultura e sociedade não se distanciam a partir de 2012 com os temas ligados ao cenário brasileiro e sua sociedade.
Assim, é necessário entender que, desde 2012, o Enem exige uma visão crítica do comportamento atual da sociedade brasileira e os motivos para esta questão. Assim, entende-se que, muitas vezes, fatores como cultura e passado são legados de atitudes que necessitam ser argumentadas na hora da redação.
Dessa forma, conseguimos compreender que a ideia de comportamento contemporâneo é construída a partir dos fatores históricos e culturais de uma sociedade. De fato, o tempo e os diferentes contextos são essenciais na formação de determinados hábitos, costumes, modos de agir.