Introdução às condições de equilíbrio
Exercício com dinamômetro
Exercício com decomposição de uma força
Exercício com decomposição e atrito
Exercício de equilíbrio para sistema fora da mecânica
Exercício de polias móveis mantendo equilíbrio
Equilíbrio de Ponto material
A Estática dos sólidos é um dos ramos da Mecânica que mais desenvolveram alcance prático.
Aqui, estudaremos o equilíbrio estático dos sólidos, isto é, situações em que eles não apresentam nenhum tipo de movimento macroscópico em relação a um dado referencial, que, bastante frequentemente, é o solo.
Muitas são as estruturas em que o equilíbrio estático tem de ser garantido a fim de que sejam evitados acidentes. Essa preocupação é constante, por exemplo, durante a construção de edifícios, pontes, navios e aviões.
Estática também propiciou o desenvolvimento de muitas máquinas elementares extremamente úteis, como alavancas, parafusos e cunhas, todas quase sempre destinadas à multiplicação das forças.
Além de ser empregada em todas essas utilidades práticas, a Estática também permite entender algumas situações de equilíbrio muito curiosas.Na história do desenvolvimento da Estática, teve grande destaque o grego Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.). Nascido em Siracusa, ele é considerado o pai da Mecânica. Em um de seus livros, Arquimedes expôs os princípios de funcionamento das alavancas e descreveu a determinação do centro de gravidade de um corpo qualquer, postulando as bases de toda a Estática.
Equilíbrio do ponto material (ou da partícula)
Um ponto material está em equilíbrio em relação a um referencial quando se encontra em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme em relação a esse referencial. O repouso corresponde ao equilíbrio estático, enquanto o movimento retilíneo e uniforme corresponde ao equilíbrio dinâmico.
A condição para um ponto material estar em equilíbrio em relação a um referencial é que a resultante das forças externas que nele atuam seja nula. Fext = 0