Desemprego: características gerais
Causas do desemprego no Brasil: parte 1
Causas do desemprego no Brasil: parte 2
Alternativas ao desemprego no Brasil
Desemprego no Brasil: diagnóstico geral
O desemprego é um fenômeno social de graves consequências e pode ocorrer por diversas razões. Nos tempos atuais as constantes transformações no setor produtivo acabam tendo como efeito o desemprego. Ele ocorre pela exigência de cada vez mais qualificação da mão de obra. Muitas vezes há postos de trabalhos vagos, mas não há pessoas com gormação suficiente para os ocupar.
Além disso, a substituição de postos de trabalho por inovações tecnológicas também acentua o desemprego. Seja pela implementação de máquinas no processo do trabalho ou pela eliminação de etapas pelas tecnologias, o avanço tecnológico impacta na necessidade de trabalho humano.
O desemprego pode ser ainda resultado de crises econômicas. Quando o sistema econômico de um país quebra é comum que as empresas, para manter suas margens de lucro, eliminem postos de trabalho demitindo empregados.
Catástrofes (naturais ou não) e outros fenômenos sociais (como migração) também são possíveis causas para o desemprego.
O desemprego é um problema social a ser combatido por toda a sociedade. O agente primário na tentativa de solucionar o problema do desempreo é o Estado com políticas de incentivo à produção de emprego e circulação de renda que aquece a economia. A iniciativa privada também é uma figura importante, já que, no final das contas, ela é responsável pela empregabilidade no país. A sociedade civil participa combatendo o problema através de organizações (normalmente sem fins lucrativos) que buscam mitigar o desemprego com medidas como qualificação profissional.