Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Clube cultural com Amara Moira: Eu não quero voltar sozinho

Confira!

Eu não Quero Voltar Sozinho é um curta metragem de 2010 dirigido por Daniel Ribeiro. No filme um adolescente cego chamado Leonardo é muito próximo de sua amiga Giovana, contando com sua ajuda para problemas cotidianos. Um aluno novo, Gabriel, chega na escola e tumultua a relação entre os amigos, despertando sentimentos de paixão no rapaz e ciúmes na moça.

Um ponto relevante sobre o filme é a não exotização do outro. Partindo da concepção de que estamos em um mundo onde o padrão é a heterossexualidade, o processo de apaixonamento entre dois rapazes é tratado com beleza e naturalidade, não ressaltando a diferença, mas quebrando a barreira entre o padrão e o exótico.

O filme todo é bastante delicado e consegue trazer elementos da vida cotidiana para a tela abordando sem receios questões consideradas tabu. No curta o amor é tratado com leveza e talvez até um pouco de ingenuidade. O universo da descoberta do amor é trazido pela perspectiva das possibilidades. Quantas paixonites tivemos? Quantos amores não se realizaram? Quantas quedinhas ou o famoso “crush” atravessaram nossa iniciação na complexa dinâmica das relações amorosas? Do ciúme da amiga possivelmente apaixonada ao afastamento do capacitismo que apresentaria um rapaz cego como incapaz de jogar o jogo do amor, o filme derruba tabus como uma bola de demolição derruba paredes.