Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Clube cultural: Curta: “Babás” com Diogo Mendes

Clube cultural: Curta: “Babás” com Diogo Mendes. Confira!

Babás é um documentário de 21 minutos da diretora Consuelo Lins. Foi gravado no Rio de Janeiro em 2010 e traz trechos de filmes de família, fotografias e anúncios de jornais para construir uma narrativa pessoal sobre a figura das babás no dia a dia das famílias da sociedade brasileira, focando nas relações interpessoais que surgem entre esses sujeitos.

A principal problemática do documentário é a equilíbrio (ou desequilíbrio) entre relações de afeto e de classe. Inicialmente bem rigoroso, trazendo documentos, estatísticas e toda sorte de dados, o filme afasta o caráter sociológico pela narrativa pessoal da diretora, criada por babás e também patroa de babás. O filme se apresenta como uma narrativa que incomoda tanto a audiência quanto os participantes pela tensão que aparece quando a luz é jogada sobre as relações patroa-empregada, diretora-personagens, íntimo-profissional, imagem-fato.

A desigualdade e a invisibilização dessas cuidadoras é a tônica do filme. Passeando por suas duas experiências, filha com babá e mãe com babá, a diretora busca não só entender como assumir as contradições de contratar alguém para criar seus próprios filhos. Laços de afeto e carinho são criados e submetidos à relação empregador/trabalhador, ressaltando a inversão de papeis cruel permitida pela racionalização da vida na modernidade.