Conceito de criatividade
Análise de casos
Análise de casos 2
Como ser original
Táticas de apoio
Como aprofundar nos textos
Criatividade e autoria na produção textual
A redação do vestibular é um tipo de escrita técnica. Nela, devemos escrever para explicar algo e não há espaço para um estilo devido à necessidade da clareza e objetividade na transmissão da informação ou ponto de vista, além de termos que demonstrar certo nível de conhecimento sobre o tema abordado. Entretanto, mesmo que seja um texto técnico, há espaços para explorar a criatividade e a autoria em uma redação. Vamos ver como?
- Cultive o hábito da leitura
A leitura é o passo mais importante para qualquer escritor, não é? O hábito da leitura melhora a capacidade criativa visto que você entra em contato com a ideia dos autores, conhece estilos de textos, desenvolve o senso crítico, amplia o seu vocabulário e adquire conhecimento de mundo, o famoso repertório sociocultural que uma redação deve ter para aumentar o nível de informatividade. Além disso, ao ampliar o vocabulário, você consegue com facilidade achar sinônimos ou expressões substitutas para palavras repetidas no seu texto, além de melhorar o nível de formalidade do seu texto.
- Explore o desconhecido
Já comentamos, também, que você não deve ficar preso a apenas um tipo de informação, deve comparar a mesma informação em diferentes veículos midiáticos e perceber as palavras empregadas, mas também procure se interessar por assuntos que você não domina. Tente dar uma chance aos documentários, filmes de ficção, filmes baseados em histórias reais, todas essas informações podem ser utilizadas para ilustrar seus textos ao fazer analogias e trazer mais conteúdo ao seu texto. Sempre que se deparar com um assunto desconhecido, faça uma pequena busca, pois uma informação desconhecida possibilita novas construções no campo do pensamento.
- Não espere a inspiração chegar
Essa dica serve tanto para a escrita criativa quanto qualquer tipo de escrita e até mesmo para a hora do vestibular. A inspiração não é algo que simplesmente chega e vai embora, ela deve ser trabalhada depois de criar alguns hábitos como o da leitura e o da pesquisa. Para evitar bloqueios, procure fazer uma lista de palavras relacionadas ao assunto que você esteja escrevendo, por exemplo, se você pretende escrever sobre educação, pense em palavras daquele campo semântico, ou seja, palavras que remetam ao ambiente escolar: aluno, professor, docente, discente, sistema educacional, escola, etc. E procure fazer anotações de ideias que surgem durante o dia, às vezes temos insights que na hora não temos como utilizar, mas podem ser utilizados futuramente.
- Escreva diariamente
Você já ouviu aquele ditado que a prática leva à perfeição, não é mesmo? No que diz respeito à escrita, ele deve ser levado em consideração. Assim como atletas precisam de treinamento diário, os vestibulandos também precisam treinar a escrita de redações. Nosso cérebro precisa estar em constante atividade para que se desenvolva não só uma redação, mas um texto criativo. Logo, é importante escrever diariamente e sobre diferentes temas. Se não conseguir escrever diariamente, estabeleça uma meta semanal, mas sempre esteja praticando e reescrevendo, também, as redações antigas. Isso irá te ajudar a aprimorar a escrita!
- Revise seu texto
Dê preferência a frases curtas e objetivas e, de preferência, na ordem direta do sujeito, pois uma frase estruturada é entendida facilmente pelo leitor. Além disso, para revisar o seu texto, o ideal é dar um tempo entre a escrita e a correção para ter um olhar mais imparcial e poder identificar frases sem coesão ou coerência e prezar pela clareza e objetividade do seu texto. Procure fazer uma pausa para refrescar a cabeça antes de conferir se sua redação está em ordem.