O que é diversidade cultural?
O processo de aculturação
O que é a contracultura?
Os movimentos de contracultura
É possível perceber que estas variadas culturas estão em contínuo processo de transformação e que muitas vezes entram em contato entre si, seja de modo pacífico ou conflitivo. A cultura é volátil, impermanente, ela muda as formas como se apresenta e guia seus membros. Quando duas ou mais culturas distintas entram em contato entre si, fundindo-se e se interpenetrando, estamos diante daquilo que os antropólogos chamam tecnicamente de aculturação.
Uma vez ocorrida, a aculturação tem como consequência a concretização da diversidade cultural ou até do multiculturalismo que é precisamente a coexistência de várias matrizes culturais, no interior de um mesmo espaço, ao mesmo tempo. O fato de existirem várias culturas no mundo, mas em lugares diferentes ou épocas diferentes, não é multiculturalismo. Essa diferença pode ser interpretada como diversidade cultural, que é o reconhecimento da diferença sem incluir necessariamente a coexistência. O multiculturalismo só se dá no contexto de uma pluralidade coexistente e não distante.
A contracultura, por sua vez, remete ao desenvolvimento de movimentos que reagem aos padrões culturais estabelecidos. Ocorre quando um grupo social entende a dinâmica social como uma dinâmica de poder, entendo a cultura dominante como uma imposição. Ao questionar a cultura dominante, o grupo acaba produzindo diversidade cultural, pela adesão a outros símbolos culturais que orientarão suas relações.