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Retomada da estrutura ortodoxa

Veja sobre como deve ser a estrutura clássica de uma redação de gênero dissertativo argumentativo.

A conclusão

O que fazer na conclusão

Melhores maneiras de fazer um parágrafo conclusivo

Como elaborar um título

Conclusão 

O parágrafo de conclusão é justamente aquele que  precisa de maior atenção, uma vez que fecha a redação e retoma todos os argumentos apresentados.Se o parágrafo conclusivo termina o texto, é fundamental que ele, assim como a conclusão, retome o ponto de vista apresentado. Entretanto, esse não é o único papel aqui. Podemos encontrar dois objetivos na conclusão: um de retomar o direcionamento, concluindo o raciocínio, e outro de fechar, de forma diferenciada, o texto. Ao cumprir essas funções, criamos uma relação muito forte com o parágrafo de introdução - produzimos um texto que funciona como um circuito.

Além disso, diferentemente das propostas e bancas tradicionais, a redação modelo ENEM possui uma particularidade que em relação à conclusão: a proposta de intervenção. No Exame Nacional do Ensino Médio, a banca avaliadora propõe ao aluno uma problemática na frase-tema e espera que ele indique uma solução ou amenização para a questão abordada no tema.

A retomada do direcionamento – o texto-circuito

Se a característica principal de um circuito é voltar ao início, ao ponto inicial, precisamos retomar, então, a opinião global do texto. Isso justifica a necessidade de uma função que traga para a conclusão a tese apresentada no parágrafo introdutório. Isso também torna o texto planejado, ou seja, pensado anteriormente, o que o difere das outras redações, produzidas por “inspiração”.

A estratégia é simples: não é interessante copiar literalmente a tese apresentada na introdução. Nesse sentido, sugerimos, sempre, a construção de uma paráfrase, ou seja, de um período que diga exatamente a mesma coisa que a tese disse, mas com outras palavras, em outros termos.

Propostas de intervenção

A proposta de intervenção é o modo de finalização mais prático para uma redação modelo ENEM. Essas propostas precisam ter duas características muito importantes: em primeiro lugar, é preciso que elas sejam aplicáveis ao tema e ao que foi dito no texto. Não faz sentido propor soluções de algo que não foi discutido ao longo da redação. Além disso, elas precisam ser detalhadas. A ideia é: além de dizer o que é necessário fazer, é importante mostrar quem pode ajudar nisso e, é claro, como isso pode ser feito. 

De acordo com a Cartilha do Participante do ENEM, a proposta de intervenção é avaliada na Competência 5 da grade de correção. Nessa parte do texto, espera-se que o aluno elabore uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. O objetivo é sugerir uma iniciativa que busque enfrentar o problema apresentado na frase-tema. Essa proposta deve estar relacionada ao tema e integrada ao seu projeto de texto, ou seja, aos argumentos e informações apresentadas ao longo da redação.

Para elaborar a proposta, procure responder às questões:

  • O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema? (AÇÃO)
  • Quem deve executá-la? (AGENTE)
  • Como viabilizar essa proposta? (MEIO/MODO)
  • Qual efeito ela pode alcançar? (FINALIDADE)
  • Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta? (DETALHAMENTO)

Título

Em relação ao título, toda banca organizadora de uma prova de vestibular vai estabelecer a obrigatoriedade ou não nas recomendações da prova. O título funciona como uma síntese sugestiva da redação. Isso significa que, de forma curta, sintética, apresenta a mensagem que a redação quer passar. Seu papel é o de interessar o leitor, seduzindo-o.

Um bom título comprova um bom planejamento. Dá a impressão de que você pensou bem no que estava escrevendo - e organizou bem suas ideias. Trata-se de um tipo de mensagem cifrada, que será decifrada, desembrulhada ao longo do texto, daí o valor da circularidade citada no ponto anterior.

ATENÇÃO! Há alguns modelos que precisam ser evitados. Muitos alunos, em vez de aproveitar o valor do título, apresentam ideias óbvias, repetitivas e até genéricas. Veja uma lista do que você precisa evitar:

  • Utilização do “x" ou “versus”: Guerra x Paz
  • Perguntas com “ou”: Discurso de ódio: intolerância ou liberdade de expressão?
  • Tom publicitário: Brasil, um país de todos.
  • Repetição do tema: Violência no Brasil (para o tema “Violência no Brasil”).
  • Termos genéricos: Violência.