Clube Cultural com Diogo Mendes - Palavra (En)Cantada
O filme Palavra (En)Cantada é um documentário dirigido por Helena Solberg de 2008. A narrativa do filme se constrói a partir da cultura popular brasileira e do poder da palavra nesse processo musical, iluminando a vertente poética da música. Seu título trás um duplo sentido, entre palavra cantada e palavra encantada, explorando esses dois sentidos de forma explícita.
A cultura popular brasileira é riquíssima. Em um grande período da história a música popular brasileira (MPB) ganhou muito destaque. Com artistas como Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha, Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Percorre portanto uma grande história dos cancioneiros, do rap, de grandes nomes da música carnavalesca, da bossa nova, do samba e do tropicalismo. Para contar essa história, o filme faz uso de diversas entrevistas e depoimentos, performances e imagens de arquivo muito interessantes e históricas.
A Música Popular Brasileira ganhou muito destaque justamente pela nível de poesia nas obras musicais, o que se impõem como grande desafios aos artistas compositores dessas obras, uma vez que uma música é composta por múltiplas linguagens que devem dialogar de forma harmónica entre si.
A MPB trás bastante referências no que foi a origem na literatura portuguesa, e na cultura do trovadorismo, onde os artistas se apresentavam nos palácios para a nobreza, com as cantingas, sempre com acompanhamento musical e textos em métricas de redondilhas. Essa cultura basicamente originou a literatura portuguesa. Essa composição da poesia com a música traz um diferencial para absorção de textos complexos, e torna a cultura brasileira tão rica em termos de literatura e poesia musical.