Clube Cultural: Filme “Tortura e encarceramento em massa no Brasil” com Amara Moira
Filme: Tortura e encarceramento em massa no Brasil
O filme Tortura e encarceramento em massa no Brasil é um filme de 2015. É um documentário que ajuda a entender o sistema de justiça criminal e a política de encarceramento brasileira. Ele foi produzido pela Pastoral Carcerária.
A autora Angela Davis ajuda a entender a relação entre a antiga política escravocrata e o sistema carcerário atual. A perseguição racista da polícia e do estado acaba sendo a política que se dá a partir do processo de abolição, para lidar com a população negra, visto a falta de políticas que direcionassem e inserissem essa população na economia social. No período escravocrata os presídios eram ocupados majoritariamente por pessoas brancas, e os negros eram punidos pelos seus então proprietários nos seus locais de moradia e trabalho. A partir do processo abolicionista, isso se altera bastante. E o que motiva a existência de locais direcionados ao aprisionamento de pessoas passa pela sensação de insegurança social, o que acaba recaindo fortemente sobre a população negra nos anos imediatos ao processo de abolição do sistema escravista.
Sem conhecer o histórico dessas políticas, apenas olhando a paisagem prisional dos principais centros de detenção do Brasil, precisamos desnaturalizar nosso olhar. É muito importante pontuar que estar numa prisão é diferente de ser condenado. Segundo dados da (DEPEN) de 2016, a população carcerária do país é de 726.712 pessoas, que estão em 1.422 unidades prisionais. Do total de presos brasileiros, 40% ainda não foram julgados, o que representa o total de 292.450 pessoas.
Os dados atuais do International Centre for Prison Studies, uma organizaçãonão governamental com sede em Londres e que acompanha os números doencarceramento no mundo todo, colocam o Brasil em 4º lugar no rankingmundial de população prisional. Da mesma maneira, o país ocupa o 1º lugarquando comparado aos demais países da América do Sul. Até junho de 2019, a população carcerária no Brasil era de 773.151 presos,número que triplicou desde 2000, segundo dados do DepartamentoPenitenciário Nacional (Depen) em 2020.
Você pode e deve assistir na íntegra, clicando aqui!