Clube Cultural - Filme: O Poço
O Poço
O poço é um filme de terror e drama, de 2019 da Netflix. O longa é protagonizado por Ivan Massagué. A ideia é de uma grande prisão onde os recursos são limitados e distribuídos por hierarquias.
O início do filme, o personagem principal acorda numa espécie de cela, com um grande buraco no meio e com um companheiro junto a ele. Com o tempo, a sensação de que não se sabe quantos andares existem para baixo, e nem para cima, se intensifica. Isso ocorre sobretudo por meio de um dos elementos centrais. Nesse grande buraco no meio da cela, desce um grande banquete, que começa a ser comido pelas pessoas do primeiro andar, e obviamente chega até os últimos andares em condições deploráveis.
Os cozinheiros desse grande banquete, dessa espécie de presídio, possuem um grande contraste com o restante do filme. Eles preparam tudo com muito capricho e perfeição. O chef de cozinha é extremamente exigente com a comida, como se desconhecesse o que se torna aquele banquete já nos primeiros andares inferiores.
Outra lógica interessante que é bastante destacada no filme é a ideia de prejudicar as outras pessoas, comparando com o mundo competitivo que vivemos. As pessoas costumavam comer mais do que precisavam, urinar na comida, cuspir, e tentar formas de prejudicar quem está embaixo, justamente para que se mantenha a posição. Aleatoriamente ao longo do filme as pessoas mudam de andar, e quanto mais fome, mais selvagem a convivência entre os parceiros de cela se torna.
O filme não é leve e tem cenas grotescas, mas vale conferir pela crítica social que se funda nessa obra.