Clube Cultural com Amara Moira - Tailor, o Filme
Representatividade Trans
O curta-metragem "Tailor, o Filme" foi lançado em 2017 e é um documentário que trabalha a diversidade de corpos, pensamentos e construções a cerca das pessoas trans. Feito por pessoas trans, o pequeno filme usa a arte para pontuar desde o iníco a questão, que talvez, seja a mais importante para a comunidade: pessoas trans existem e resistem todos os dias. A obra evoca a humanidade desses corpos e a importância da circulação de uma arte produzida por eles para pontuar e reafirmar suas existências.
Cartaz do curta-metragem "Tailor, o Filme".
https://www.facebook.com/tailorfilme/photos/502654653426282
Buscando mostrar os desafios que pessoas trans vivem dentro da sociedade, o documentário levanta a importante bandeira "Contratem pessoas trans" como forma de pontuar como essa parte da população é categoricamente excluída e marginalizada no processo de integração social, que conta com o impedimento ao acesso a uma fonte de renda como uma das principais formas de segregação. Além disso, o curta se propõe discurtir sobre a construção das masculinidades e das diferentes intersecções pelas quais pessoas trans também estão submetidas e, que de certa forma, contribuem para um processo maior de invisibilidade.
A importância do filme foi reconhecida ao redor do mundo, ele chegou inclusive a ser passado no Festival de Cannes, com a vitória de doze prêmios em diversos festivais. A possibilidade de olhar para tela e reconhecer demandas da população trans contadas por essas próprias pessoas também quebra uma lógica de ocultamento dessas reinvindicações. Nada mais forte e poderoso do que poder usar a sua própria voz para levantar questões essenciais e urgentes para o seu grupo.
O nosso clube cultural de hoje tem gostinho de representatividade real e concreta com o debate sobre o filme de Tailor e sobre as questões em torno da população trans, que são de suma importância dentro de uma sociedade que ainda insiste em determinar qual pauta é válida ou não. Do lado de cá, fica o convite para esse debate urgente, do lado daí esperamos que fique a reflexão e ação em prol de uma integração plena e verdadeira da população trans.
#ContratemPessoasTrans