Clube Cultural - Erros científicos em "Superman - O Filme"
Superman - O Filme é um clássico norte americano que ganhou projeção mundial. Dos filmes de herói, pode-se dizer que é o mais clássico. Por ser uma narrativa interamente ficcional, há determinada liberdade na elaboração do filme, no sentido de não precisar cumprir determinadas leis da física que regem nossa realidade. É justamente isso que prende a atenção do espectador. O que seria impossível de ser feito é mostrado diante dos nossos olhos, deixando a história deveras impressionante.
O genero ficcional heróico ganha muita notoriedade no cinema hollywoodiano a partir dos anos 70. No contexto da Guerra Fria, não apenas nos filmes de super herói mas em diversos generos a superioridade do homem americano está presente.
No clube cultural de hoje, vamos analisar as cenas do filme explorando os erros científicos ou físicos contidos em algunas cenas inacreditáveis. A primeira cena analisada é um grande mergulho do personagem, de uma altitude elevada, onde a força de impacto seria muito maior do que apareceu na cena. Nesta mesma cena, o personagem cai de uma altitude significativa e é salvo por um pássaro no ar. Com a queda, não é possível aderir instantaneamente. Por inércia, se o pássaro está indo pra frente o corpo que cai deveria ir para trás, dando pelo menos algumas cambalhotas pra trás ele teria dado se fosse numa situação real.
Na terceira cena analisada, vemos um grande furacão. O furacão é feito por diferença de pressão, num núcleo de alta pressão atmosférica e os ventos ascedentes úmidos representando a zona de baixa pressão atmosférica. O poder destrutivo do entorno é gigantesco. O pai do personagem principal faz uma despedida um tanto dramática num cenário temporal alucinante. Se fosse na realidade, há muito tempo ele teria voado, como o restante dos objetos voando. O próprio filho e a mãe, que estavam fora do furacão, também estariam sendo afetados.
Galera, gostaram desse resumo? Não deixe de conferir o vídeo completo do Clube Cultural aqui em cima, para analisar muito mais erros científicos no filme Superman!