Clube Cultural: Parasita
O filme sul-coreano Parasita, foi dirigido por Bong Joon-ho e lançado em 2019. Foi vencendor de quatro oscares em 2020 - Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original - além de ter recebido diversos prémios como o Globo de Ouro e o Palma de Ouro.
Não deixa de ser marcante, no contexto geopolítico atual onde potências asiáticas estão em verdadeira guerra comercial e tecnológica com os EUA, e diversos orgãos estão sendo questionados por não serem representativos a multipolaridade de poder, que tenha sido um filme da Coréia do Sul a ganhar o principal prêmio do Oscar.
Para além do que essa vitória representa, o filme Parasita chega com uma mensagem forte. O filme relata a história de uma família pobre, que mora num subsolo que alaga nos períodos chuvosos. Um primeiro membro da família consegue emprego com uma família riquíssima e começa a usar de sua espertesa para inserir todos os membros da família nos serviços da grande mansão.
Nas nuances, o filme apresenta detalhes de suspense que conduzem a trama, instigando o telespectador a entender que outra história paralela se passa na casa. O mistério aumenta numa cena épica onde a família pobre está cuidando da casa enquanto os patrões saem para viajar, e, totalmente a vontade, são pegos com um retorno inesperado. O próprio título do filme faz referência a um importante acontecimento que se dá no decorrer do filme, que coloca os personagens pobres numa verdadeira batalha por quem poderia ocupar os postos de trabalho e usufruto da casa.
O filme foge totalmente do habitual, apresentando uma forte reflexão sobre desigualdade e a luta de classes. Inesperado e surpreendente, é um filme que marca nossa geração e deve ser assistido por você, para ampliar seu repertório e enriquecer sua visão de mundo.