Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Catálise na Cozinha - Parte 1

Como fazer um processo de catálise na sua cozinha? Os professores Oda e Victer vão te ensinar, usando apenas batata e fígado. Esses alimentos possuem enzimas que, enquanto ativadas, aumentam a velocidade de uma reação. Veja agora mesmo como funciona!

Catálise na Cozinha - Parte 2

Catálise na Cozinha

Na maioria das vezes, nós pensamos que a ciência da natureza não se aplicam a nossa vida cotidiana, né? O rolê, ou melhor, a nossa aula de hoje é para quebrar essa ideia de que a química, a física e a biologia estão muito distante de nós. Mas você por acaso sabe o que é o processo de cátálise? E o catalizador, você sabe do que se trata? ahhh não se preocupe, vamos descobrir juntos e de um jeito bem saboroso! Mas olha, não tente fazer em casa!

O processo de catálise é o momento onde uma reação ocorre de forma mais rápida devido a ultização de um agente especifico. Ta confuso? Pera, calma! A catálise é nada mais e nada menos do que o aumento da velocidade de uma reação e para que isso aconteça é necessaria a presença de um catalizador. Os catalizadores são componentes quimicos oiu biológicos que aceleram a velocidade de uma reação, ou seja, a catálise é uma consequência da presença desses catalizadores. A principal função de um processo de catalização é: diminuir a energia necessária para que essa reação aconteça, mas se lliga, é a energia de ativação einh, não se esqueça! 

Então, ao fazer um determinado processo e adiconar uma substância catalizadora eu tenho uma diminuição da energia gasta ao longo do processo. Vamos dar uma olhada no gráfico a seguir:

 

Dentre os principais catalizadores biológicos podemos citar: as enzimas e os RNA's. Já no caso da quimica, podemos falar dos ácidos, dos metais e das bases. Mas e no nosso dia a dia, quais são so catalisadores mais evidentes? Bom, nós podemos citar a saliva e o suco gástrico que são enzimas que facilitam a nossa digestão. Podemos citar também os produtos de limpeza que tiram manchas do tecido, ali ocorre um processo de catalização e que facilita a retirada da mancha de forma mais rápida. Outro exemplo bem legal é a utilização de água oxigênada em machucados. Se você prestar atenção, ao colocar o produto sobre o machucado automaticamente formam-se bolhas evidenciando o processo de catalização que está rolando por ali!

Mas e na cozinha? Bom, ai só assistindo a aula pra saber! Vamos la?!