A estrutura de uma carta
Leitura e análise de uma carta
A estrutura do e-mail
Carta
A carta é um gênero textual aplicado na comunicação do cotidiano, embora não seja mais tão frequente como era anteriormente, devido às novas tecnologias transformarem as situações comunicativas da sociedade. Hoje, a carta é equivalente ao gênero textual e-mail devido ao caráter de troca de mmensagens e de envio de informações com o objetivo de informar sobre determinado fato ou acontecimento.
Esse gênero consiste na existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário). A linguagem utilizada depende do grau de formalidade entre o emissor e receptor da carta visto que se pode utilizar linguagem coloquial, informal ou formal.
Principais características
- Presença do remetente e destinatário;
- Texto objetivo sobre o assunto relatado;
- Texto de curta extensão, geralmente;
- Tema livre.
Estrutura da carta
A estrutura é composta por:
- local e data, que são colocados acima de qualquer informação;
- vocativo, o nome do destinatário que pode conter expressões de saudações;
- corpo do texto, que contém introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar;
- despedida, saudações do remetente;
- assinatura.
Entretanto, em provas de vestibulares, a assinatura deve ser feita por meio de iniciais ou o nome especificado pela banca e jamais deve conter a identificação do candidato da prova.
O e-mail (do inglês electronic mail) ou mensagem eletrônica é um gênero textual do meio eletrônico, veiculado via internet, muito utilizado na atualidade. Possui característica epistolar, uma vez que ocorre a partir da troca de mensagens entre os interlocutores.
Esse gênero, substitui, em partes, as cartas, uma vez que estas são utilizadas atualmente em questões específicas e hoje é possível comunicar-se facilmente por meio da internet, além de receber as respostas em menos tempo.
Estrutura do e-mail
- Assunto;
- Vocativo;
- Corpo do texto;
- Despedida;
- Assinatura.