Filos do Reino Animal
Professor Alexandre Bandeira aborda as características dos animais. Nesse vídeo, você aprenderá os filos que compõem o reino animal.
Animais diblásticos e triblásticos
Acelomados, pseudocelomados e celomados
Aparelho digestório: ausente, incompleto e completo
Protostômios e Deuterostômios
O Reino Animalia é formado por organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos por ingestão. Existem diversos filos animais, cada um classificado de acordo com características particulares que definem os grupos.
Esquema simplificado das relações evolutivas entre os principais filos animais. O cladograma em questão segue uma abordagem tradicional do relacionamento dos grupos.
O desenvolvimento dos animais ocorre em etapas, a partir do que chamamos de desenvolvimento embrionário, com a formação de folhetos (ou tecidos) embrionários. Dentre as características embrionárias utilizadas para classificação, temos
- Número de folhetos embrionários: Animais diblásticos apresentam apenas endoderma e ectoderma, enquanto animais triblásticos apresentam endoderma, mesoderma e ectoderma. Animais que não chegam a formar nenhum folheto embrionário (ex.: esponjas – Poríferos) são chamados de parazoários.
- Presença e desenvolvimento do celoma: O celoma é uma cavidade, um espaço interno vazio no corpo do animal, e permite o desenvolvimento de órgãos. Animais triblásticos podem ser classificados em acelomados (o mesoderma ocupa todo o espaço interno do corpo animal; ex.: planárias e tênia – Platelmintos), pseudocelomados ou blastocelomados (ocorre presença de celoma entre o endoderma e o mesoderma; ex.: lombriga – Nematelmintos) ou celomados ou eucelomados, com celoma verdadeiro (ocorre presença de celoma totalmente revestido pelo mesoderma; ex.: minhoca – Anelídeos).
Tipos de celoma
- Desenvolvimento do aparelho digestório: O aparelho digestório pode estar ausente (ocorre digestão intracelular) ou presente (ocorre digestão extracelular). Quando presente, ele também pode ser classificado em incompleto (apresenta apenas boca) ou completo (apresenta boca e ânus).
- Particularidades do desenvolvimento: Outras características podem diferenciar os animais em Protostômios (ou protostomados) e Deuterostômios (ou deuterostomados). A principal identificação é feita pelo tipo de clivagem e pelo destino do blastóporo: nos protostomados, o blastóporo forma a boca, enquanto nos deuterostomados o blastóporo dá origem ao ânus.
Desenvolvimento de um protostômio e de um deuterostômio.