Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Premissas da Dissertação

Veja quais são as ideias iniciais que devem ser consideradas para fazer uma boa dissertação-argumentativa.

Características Gerais da Dissertação (parte 1)

Características Gerias da Dissertação (parte 2)

Qualidades diferenciais da Dissertação (parte 3)

I. Dissertar e argumentar

Argumentar: Termo derivado do latim “argumentum”, a argumentação consiste no ato de convencer, comprovar uma proposição ao interlocutor, no intuito de corroborar com aquilo que foi proferido. Demonstrar a sua opinião sobre um determinado tema a fim de validar as suas ideias a outra pessoa pode ser um tipo de argumento.

Dissertar: Trata-se de expor e discutir ideias, tem o foco na informação; é fazer juízo sobre um determinado assunto e se posicionar diante dele, e para isso é preciso apresentar argumentos com criticidade e usando da persuasão e do convencimento.

Argumento = ideia + explicação + fundamentação

II. Características do texto dissertativo-argumentativo

a) Estrutura ortodoxa: introdução + desenvolvimento + conclusão

Toda redação precisa de um parágrafo introdutório, em que há apresentação do tema e da tese; pelo menos dois parágrafos de desenvolvimento (para os vestibulares, é recomendado fazer apenas dois parágrafos por conta do limite de linhas) e um parágrafo de conclusão, em que há retomada da tese e as reflexões finais sobre o tema.

Obs.: No Enem, é necessário criar uma proposta de intervenção para a problemática e essa deve vir no parágrafo de conclusão.

b) Linguagem impessoal

Não podemos utilizar estruturas na 1ª pessoa do singular na redação (ex.: “na minha opinião...”). No entanto, a 1ª pessoa do plural é permitida, contanto que não denote pessoalidade. Além disso, argumentos que estiverem baseados na subjetividade do autor não serão bem vistos.

c) Adequação à norma culta/registro formal

Tenha muita atenção em relação à ortografia, às regras de concordância, regência, pontuação, acentuação e a tudo que esteja relacionado às regras gramaticais. Além disso, devemos evitar expressões coloquiais e marcas de oralidade no nosso texto.

III. Qualidades diferenciais

• Clareza
• Concisão/objetividade
• Coerência
• Coesão
• Profundidade
• Originalidade