Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Brincando de C.S.I. - Parte 1

DNA do Morango Assassino, professores Oda e Allan? Junto com o aluno Vinícius, eles irão usar água, sal, álcool e detergente para conseguir extrair o DNA do morango! Depois, o professor Trevisano vai te explicar tudo sobre eletroforese! Não perca!

Brincando de C.S.I. - Parte 2

Brincando de C.S.I.

Você gosta de um mistério e de dar uma de cientista forense? PARA TUDO! Essa aula é para você! Normalmente, ouvimos falar muito de DNA nesses programas investigativos, né?! É DNA pra lá, é DNA pra cá, mas você sabe do que se trata e pra que serve? Alô, @biologia, corre aqui!

A silga DNA é uma abreviação do ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico que possui a nossa formação genética. Ele possui um papel crucial na nossa formação, uma vez que ele é a estrutura que permite a identificação de um ser vivo e permite também a diferenciação com relação a outro ser. Nos eucariontes (aqueles células que possuem estruturas mais complexas), o DNA é uma sequência linear de ácidos nucleicos, onde cada uma dessas sequências formam um cromossomo. Para compreender melhor a importância do DNA, vamos dar uma olhada em alguns conceitos que estão envolvidos:

  • Cromossomo: Estrutura formada por DNA. Quando eles são iguais e estão pareados, chamamos de cromossomos homólogos. Ele pode ser um cromossomo autossômico (encontrados em mesma quantidade nos indivíduos da mesma espécie, independente do sexo) ou sexual (diferentes entre indivíduos machos e fêmeas).
  • Gene: Sequência do DNA responsável por determinar uma característica.
  • Hereditariedade: Informações genéticas passadas através das gerações.

 

Esquema de um cromossomo, formado por uma fita de DNA, e um gene (parte do DNA) indicado em rosa.

 

Ou seja, o DNA é basicamente quem você é, biologicamente falando. Os estudos e pesquisas sobre essa molécula são essenciais, não apenas para o processo criminal, uma vez que ele auxilia a identificação de seres vivos. As pesquisas sobre sequenciamento de DNA podem auxiliar na descoberta e tratamentos de doenças genéticas, por exemplo.

Mas bem, na aula de hoje o foco são as investigações forenses e alguns dos meios utilizados por ela. E o acusado do rolê é o morango! É o que? É gente, ele mesmo! Nós vamos aprender a como extrair o DNA dele e aproveitar para entender um pouco mais sobre os processos que são feitos pela perícia criminal.