Atualidades - Liberdade de expressão , posição de fala e censura nas redes sociais
O papel das redes sociais
Com a consolidação das redes sociais a conexão entre pessoas ficou cada vez mais intensa facilitando o contato entre indivíduos. As redes sociais possibilitaram que as pessoas falassem sua opinião sobre os fatos e deixassem de ser uma receptora de notícias, a partir das mídias, jornais e televisão. O famoso textão do facebook é um exemplo disso e as redes sociais se tornam uma ferramenta democrática, dando maior alcance a voz das pessoas. Porém, por outro lado é possível observar também certos movimentos de censura em que se tentam abafar essas vozes.
O limite da liberdade de expressão
Nesse sentido, é importante destacar que a liberdade de expressão tem como base a liberdade de opinião e que você possa transmitir ela de forma livre, ao mesmo tempo ela não significa que você pode falar qualquer coisa, pois ofensa pode ser considerado crime. Porém, caso isso aconteça, a constituição já prevê a possibilidade denunciar pessoas que incitam calunia, difamação, racismo.
Imparcialidade da imprensa
Essa imparcialidade é algo utópico. A imprensa não é imparcial, ela tende a defender um ou outro lado e entender isso é fundamental para melhor desenvolver sua capacidade crítica. Pois ao buscar informações você deve sempre pensar quem está escrevendo aquele texto e que existe uma certa ideia ali por trás e não tem problema nisso. Basta você procurar diversas fontes para que possa entender os diversos lados debatidos naquele assunto.
Esses são alguns dos tópicos discutidos nessa aula.