Atualidades - Ciclone bomba e outros desastres naturais no Brasil
Grandes tempestades
No mês de junho de 2020 tempestades subtropicais causaram grandes estragos especialmente no litoral da Região Sul do Brasil. As chuvas torrenciais seguidas por queda drástica nas temperaturas e ventos acima de 100 km/h são algumas das características de um ciclone extratropical que devido a peculiaridades no seu processo de formação pode ser denominado ciclone bomba. Para entender melhor sobre esse assunto, não deixe de assistir a esta aula.
Ciclone bomba
Ciclones são áreas de baixa pressão e tendem a convergir ventos com grande intensidade provocando fortes tempestades. Um ciclone quando se forma na região tropical é denominado ciclone tropical, ou furacão ou tufão. Nomes diferentes para um mesmo processo, em que essas tempestades se formam devido à água aquecida da superfície do oceano. No caso de um ciclone extratropical, formado fora dos trópicos, esses estão associados ao choque de massas de ar com temperaturas diferentes. O Choque de duas massas de ar uma quente e outra fria pode levar a formação de uma célula de baixa pressão causando essas enormes tempestades.
Mas nem todo ciclone extratropical é um ciclone bomba. Esse tipo de ciclone se forma quando o choque de massas de ar leva a uma queda abrupta da pressão em pouco menos de 24 horas. Essa queda abrupta forma uma tempestade muito intensa com ventos fortes e intensa precipitação.