Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Atualidades: Relações comerciais abaladas (China e Argentina)

Confira!

O Brasil possui uma economia essencialmente dependente das exportações de commodities agrícolas e minerais. Para relembrar esse conceito, commodities são, em geral, produtos primários (agrícolas ou minerais) cuja produção é estratégica e que são negociados em bolsas de valores. Soja e ferro são as principais commodities exportadas pelo Brasil. Sua demanda e, portanto, seu preço é gerenciado pelo mercado internacional. Se as economias dos países estão crescendo, consome-se mais esses produtos e o valor tende a aumentar. É nesse sentido que a economia brasileira cresceu nos últimos anos, exportando, commodities agrícolas e minerais para a China, que apresentava intenso processo de industrialização.

Por outro lado, a indústria brasileira que se desenvolveu com força significativa durante metade do século XX, hoje já não apresenta grande crescimento, porém ainda é responsável por boa parte das exportações brasileiras, especialmente para nossa vizinha, a Argentina. Essa, é um grande mercado para nossos produtos industrializados.

Assim, é possível destacar dois importantes países para nossa economia, a China e a Argentina. Entretanto, nos últimos anos o Brasil tem gerado algumas instabilidades diplomáticas com esses países devido ao posicionamento do governo federal em meio ao contexto da pandemia e do atual governo argentino. Para melhor entender esse assunto, não deixe de assistir à aula.