O que é crítica?
O que é atitude crítica?
Reflexão filosófica
Radicalidade da reflexão filosófica
Deixando um pouco de lado o egocentrismo do nosso tempo, entendamos primeiramente que crítica não é um ataque, não é simplesmente falar mal. A crítica é uma análise, uma espécie de diálogo, não só com as ideias de outros indivíduos, mas com a percepção que nós mesmos temos da realidade que nos rodeia.
A filosofia é fundamentalmente formada por uma atitude crítica. Ela começa negativa, percebendo um vazio e dizendo não a ele. Um não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos. Não ao que está dado, ao status quo, ao padrão. Um não ao "porque sim".
A partir daí a atitude crítica se desenvolve buscando outros "sims". É uma pergunta sobre o mundo. O que é? como é? por quê?. Essas são perguntas fundamentais para a filosofia e estão nela desde seu surgimento. Essa face positiva é o pensamento crítico, que junto da atitude crítica compõe a atitude filosófica.
A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.
A filosofia começa com a assunção de que o que sabíamos, na verdade, não era um saber. Não à toa Sócrates é o patrono da filosofia, já que ele afirmava que o motor do seu pensamento era a sentença "Sei que nada sei".
A partir daí há uma admiração e um espanto que representam se distanciar, olhar o mundo com outros olhos, procurar o que está além do costumeiro, do normal, do comum.