O que é arte?
O simbolismo da arte
Para que serve a arte?
Entrando em contato com a arte
Elementos da arte
Arte, suas manifestações e linguagens
A palavra arte é derivada do termo latino “ars”, que significa arranjo ou habilidade. Neste sentido, podemos entender a noção de arte como um meio de criação, produção de novas técnicas e perspectivas. Há diferentes visões artísticas, mas todas possuem em comum a intenção de representar simbolicamente a realidade, sendo assim, resultado de valores, experiências e culturas de um povo em um determinado momento ou contexto histórico. Não obstante, pode ser vista uma infinidade de expressões que se delimitam por meio da arte, sendo a dança, música, peças teatrais, novelas, filmes e, não menos importante, a literatura.
Literatura
A literatura também é um tipo de manifestação artística e sua “matéria prima” são as palavras, que podem compor prosas ou versos literários. A linguagem, em geral, explora bastante o sentido conotativo e o uso das figuras de linguagem contribuem para a construção estética do texto. Os movimentos literários, que estudaremos em breve, estão vinculados a um contexto histórico e possuem características que representam os anseios e costumes de um determinado tempo.
Os textos literários têm maior expressividade, há uma seleção vocabular que visa transmitir subjetividade, uma preocupação com a função estética, a fim de provocar e desestabilizar o leitor, as palavras possuem uma extensão de significados e faz-se preciso um olhar mais atento à leitura, que não prioriza a informação, mas sim, o caráter poético.
Desse modo, a arte literária pode ser composta pela linguagem não verbal (por meio de imagens, sons, gestos, etc.) ou, ainda, pela linguagem verbal, formada por palavras. Quando ocorre a fusão entre os dois tipos de linguagem, chamamos de linguagem mista ou híbrida. É importante dizer, ainda, que ainda que a arte faça referência a algum período histórico ou político, essa não possui compromisso de retratar fidedignamente a realidade e possui o intuito de instigar, despertar o incômodo, romper com os padrões.Pode ser vista a representação dessas manifestações em romances, contos, poemas, crônicas, biografias, autos, etc.
Assim, a "expressão com as palavras" não pode, de fato, mudar a visão do leitor de modo imediato, tampouco possui a função de crítica e análise em todas as suas obras, mas é capaz de tocar e reinterpretar a sua vida e seus comportamentos. Sendo capaz de responder às perguntas sociais, que provocam inquietações no indivíduo inserido em cenários que se modificaram ao longo do tempo, também consegue inquietar o leitor, fazendo com que ele busque, cada vez mais, respostas para essa vulnerabilidade. Como disse o poeta moderno, Ferreira Gullar, "A arte existe porque a vida não basta", sendo atribuída múltiplas funções para ela.