Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O que é filosofia da arte?

Iniciando este módulo que trata sobre arte, a professora Larissa Rocha nos apresenta as raízes do interesse da filosofia neste assunto.

A imaginação e a arte

A função pragmática ou utilitária da arte

As funções naturalista e formalista da arte

A palavra arte é derivada do termo latino “ars”, que significa arranjo ou habilidade. Neste sentido, podemos entender a noção de arte como um meio de criação, produção de novas técnicas e perspectivas. Há diferentes visões artísticas, mas todas possuem em comum a intenção de representar simbolicamente a realidade, sendo assim, resultado de valores, experiências e culturas de um povo em um determinado momento ou contexto histórico.

A filosofia da arte se dedica a compreender essa campo da atividade humana que lida com a afetação, com o efeito produzido pela utilização da estética de maneira relativamente consciente. Esse ramo da filosofia busca os sentimentos gerados pela arte e como a arte faz isso, além das intencionalidades envolvidas no campo artístico.

Um dos principais focos de estudo da área é o processo de criação. Para a filosofia da arte, o artista é um indivíduo possuidor de um conhecimento intuitivo que o permite criar a partir da sua sensibilidade. A arte não é compreendida como um conhecimento racional e objetivo, mas intuitivo e subjetivo.

A imaginação é outro fator preponderante para o artista. Para produzir, criar a arte, esse sujeito precisa ser capaz de criar a partir do irreal, do que não existe. Aliando sua intuição com sua capacidade de criar, o artista consegue produzir algo que afeta seus espectadores e toca seus corações.

A arte pode assumir algumas funções, de acordo com o propósito do artista. Ela pode ser utilitária ou pragmática, naturalista ou formalista. A utilitária ou pragmática busca um objetivo ou uma finalidade direta. Ela procura calsar um efeito prático a partir de sua apreciação. Já a naturalista busca retratar o considerado natural ou real de maneira mais perfeita possível, com a fidelidade na representação como fundamento. Por fim, a função formalista foca na sensibilidade mais do que na representação. Nela importa conceitos mais abstratos como a beleza e afetação produzida pela apreciação artística.