Rússia no século XXI - A volta da Guerra Fria?
Rússia no século XXI - A volta da Guerra Fria?
Rússia como herdeira da URSS
O fim da Guerra Fria esteve diretamente ligado ao fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, ainda que, nas décadas passadas, as potências já discutissem caminhos mais pacíficos e a possibilidade de coexistência. Após a queda da União Soviética, os Estados Unidos se transformaram na principal economia do mundo e aumentaram ainda mais sua influência mundial. A Rússia por sua vez enfrentou uma grave crise econômica durante a década de 1990. É no final dessa década, após Vladimir Putin assumir a presidência que o país começa a dar sinais de recuperação. Desde então Vladimir Putin esteve no controle da Rússia.
Recuperação econômica e geopolítica da Rússia
Nos anos seguintes, a Rússia conseguiu multiplicar seu PIB por pelo menos 12 vezes. Vladimir Putin conseguiu organizar as riquezas do país, como o gás natural, o petróleo e os solos férteis, em um projeto econômico bem-sucedido. A expansão da rede de gasodutos, ampliando a disponibilidade desse recurso para a União Europeia, e o contínuo aumento do preço das commodities minerais e agrícolas durante a primeira década desse século garantiram um grande crescimento econômico para o país, possibilitando a reeleição de Putin como primeiro-ministro, presidente e novamente como primeiro-ministro. Esse crescimento também resgatou um sentimento nacionalista de grandeza herdado da gigantesca URSS.
Uma Nova Guerra Fria?
Tal recuperação econômica e o grande crescimento no século XXI possibilitaram à Rússia recuperar parte de sua influência geopolítica no mundo, sendo a principal opositora dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU. Buscando aliar-se à China, os dois países se tornaram um empecilho às decisões norte-americanas no Oriente Médio e no restante da Ásia. Outro caso recente que exemplifica essa ampliação do poder geopolítico da Rússia é o caso da Crimeia, região ao sul da Ucrânia, que foi anexada pela Rússia em 2014. A península da Crimeia possui importância econômica e estratégica, configurando-se como um importante via de ligação entre o Mar Negro e o Mar de Azov, além de ser uma das mais importantes bases militares russas na região. Para entender alguns desses tópicos e outros não deixe de assistir à aula.
Quer conferir o resumo completo? Assine nossa plataforma de estudos <3