Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Ritmo, tempo, musculatura nos estudos

Acompanhe a aula sobre Ritmo, tempo, musculatura nos estudos.

Se você já assistiu a qualquer aula do GEP, sabe a importância de e como estudar com exercícios. Se ainda não sabe disso, confira o vídeo abaixo e se liga nas dicas!!

 

Os exercícios servem para você treinar!! Sei que muitos alunos tentam fazer os exercícios e não conseguem e o erro acaba desanimando. Isso é porque você está olhando o exercício como uma prova ou como uma resposta do seu nível de aprendizado. “Nossa, errei quase toda a lista, não sei nada, vou desistir…”. Esse pensamento não faz você evoluir. Ninguém nasce sabendo. Ninguém é aprovado em um curso de Medicina sem errar muitas questões. Ninguém obtém a carteira de motorista sem treinar. Se você está errando muito, não olhe como uma resposta definitiva, mas entenda que você precisa estudar e aprender mais com esses exercícios. O que não pode é deixar de fazer!!

É importante entender que os exercícios são iguais a um treino físico, em que você deve ficar atento ao volume e à intensidade. Se você aumenta o volume, você diminui a intensidade, e vice-versa. No início, pode ser interessante que você aumente a quantidade, o volume de exercícios: 20, 30, 40 questões por dia!! Você deve fazer mais exercícios daquele assunto e ponto!! Quando mudar a carga de intensidade, sua preocupação é outra. Sabe aquela matéria em que você tem muita dificuldade? Selecione questões sobre esse assunto do Enem e de vestibulares famosos, como UERJ, Fuvest, Unicamp. É como se você fosse fazer um exercício localizado. A qualidade das questões é o objetivo. Você está aumentando a intensidade, então, está fazendo exercícios mais difíceis e mais rápido, o que resulta em uma menor quantidade de questões. Por fim, crie uma estratégia para não perder tempo nas questões. Se você está demorando mais de 3 minutos em uma questão e não vê a solução, pule para outra. Você pode até sinalizar a questão para voltar mais tarde. Isso até te ajuda a se lembrar do conteúdo, pois seu cérebro, de certa forma, continua processando essa informação.

Todas essas estratégias foram explicadas no vídeo abaixo. Então, se ficou com alguma dúvida, é só clicar e conferir.

 

 

Como aprender com exercícios

Procure, também, conversar com outros alunos que estão buscando o mesmo objetivo que você para trocar algumas dicas. O que eles estão fazendo para acertar tantas questões? Então, se liga nas dicas dos alunos abaixo.