Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Relações Internacionais - Teoria e prática

Confira!

Relações Internacionais - Teoria e prática

Se você quer se meter com relações internacionais, precisa estar muuuito ligado no que está acontecendo no mundo. As relações internacionais lidam com as relações entre as populações, os países e as empresas, e podem atuar politicamente, economicamente, socialmente, militarmente, comercialmente… Se uma empresa ou um governo precisar de acordos internacionais, é ao profissional de Relações Internacionais que vão recorrer! Por isso, é muito importante dominar vários idiomas e ter bastante conhecimento cultural. É um curso que surgiu a partir da econômia política e direito, e vai abordar história, geografia, cultura, linguas estrangeiras e relações exteriores. 

Mercado de Trabalho

Quem se forma em relações internacionais tem que estar preparado para lidar com a globalização e com os mercados e a concorrência internacional. Por isso, a maior parte das oportunidades de trabalho está no setor privado, em grandes empresas multinacionais, bancos, etc. Já no setor público, você pode trabalhar em ministérios, embaixadas, consulados e outros lugares que exijam uma representação estrangeira. ONGs e grandes organizações de nível internacional também são grandes empregadores. O ganho inicial varia entre mil e 2 mil reais.

O Curso

O curso dura, em média, 4 anos. Se você quiser se destacar lá dentro, precisa sacar muito de ciências humanas. O curso se divide em três áreas: Política, Economia e Direito. Ao longo da faculdade, você estudará matérias de sociologia, filosofia, geografia e história, além do papel das organizações e a integração regional. Além disso, rolam muitas atividades práticas, com simulações de negociações e outros rolês diplomáticos. Em geral, o estágio é obrigatório, assim como o TCC. Não deixe de pesquisar as matérias que são lecionadas na faculdade que você almeja alcançar. 

No que dá pra trabalhar?

Se você decidir trabalhar para agências do governo federal, estadual ou municipal, você vai se envolver diretamente com ações políticas, econômicas, sociais, culturais e comerciais de cada uma dessas esferas. Agora, se você decidir trabalhar com dados internacionais, poderá se voltar para o comércio, cuidando de importações e exportações, ou ainda coletar dados para empresas e ONGs. E, claro, sempre há a possibilidade de se seguir carreira acadêmica.