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Questão do transporte no Brasil

O professor Marcus Oliveira fala sobre a questão do transporte no Brasil. Confira!

Questão do transporte no Brasil

O Brasil é um território nacional imenso, com 8.516.000 km². Nesse gigantesco espaço, há diferentes geografias que tornam mais ou menos interessantes a adoção de determinados modais de transporte, compatíveis e vantajosos a cada ambiente. Apesar disso, a formação da rede de transportes brasileira contou com períodos de investimento distintos, que acompanhavam as iniciativas e interesses dos líderes políticos e econômicos à época, assim como a interesses do contexto geopolítico.

As primeiras iniciativas de formação de uma rede de transporte que permitiriam o escoamento da produção colonial se davam por meio das ferrovias. No geral eram realizadas pelos latifundiários, que eram também em grande medida a elite política e econômica do Brasil, como iniciativas isoladas atendendo aos seus interesses . Ao redor desses eixos de transporte cresciam as primeiras cidades brasileiras. Posteriormente, nos anos 50, temos o rodoviarismo de JK, com o intuito de conectar as regiões brasileiras e incentivar a indústria automobilítica. Por mais que tenha sido importante tais investimentos à época, hoje o Brasil se vê muito refém do rodoviarismo, o que prejudica nossa infraestrutura produtiva, gera muitos desperdícios econômicos, além de corroborar numa situação muito difícil do rodoviarismo e seus trabalhadores. 

Vantagens e desvantagens dos modais de transporte

  • Rodoviário: comumente associado ao uso de caminhões, carros etc. O Brasil investiu muito no transporte rodoviário, que, apesar de possuir uma menor capacidade de carga em relação aos trens e maiores custos de manutenção com seguros, combustível e pneus, acaba sendo mais rápido. Esse modal tem um baixo custo de instalação. A Petrobrás e o investimento nas estradas foram fatores que influenciaram o crescente investimento nesse modal.
  • Aquaviário: o transporte marítimoé feito pelo mar. Possui a vantagem de transportar grandes cargas, geralmente em contêineres. Tem um alto custo de instalação, devido à necessidade de portos e a infraestrutura de transporte. Porém, tem um baixíssimo custo de manutenção. O transporte hidroviário distingue-se do transporte marítimo por estar em água doce, em rios, lagos, com barcos. Aqui os custos de instalação são maiores ainda, devido ao fato de, em alguns rios, existir a necessidade de construir eclusas. Alguns não concordam com essa divisão e agrupam tudo na mesma categoria.
  • Aeroviário: o modal aéreo é o mais rápido e possui uma grande capacidade de carga. Por que, então, não se utiliza esse meio nos transportes de mercadorias internacionais? Ele é o mais caro e o mais seguro, apenas transportando, então, cargas valiosas e seres humanos.
  • Ferroviário: o transporte sobre trilhos ainda é bastante utilizado no Brasil e no mundo. Tem um elevado custo de instalação, baixo custo de manutenção, elevada capacidade de carga e atende principalmente a infraestrutura de países com dimensões continentais. Quando relacionado ao problema do transporte urbano, apresenta-se como uma boa solução, reduzindo o trânsito e sendo capaz de transportar muitas pessoas.

Intermodalidade

É necessário notar que a locomoção de uma mercadoria pode depender de uma combinação de diversos modais de transporte, o que é chamado de transporte multimodal ou intermodal. Esse conceito é adotado tanto no planejamento logístico de transporte em escala nacional/global quanto na escala urbana/metropolitana. Imagine que seja necessário levar uma mercadoria de um ponto A (Rio de Janeiro) até um ponto B (Manaus). Associando-se diferentes modais de transporte, primeiro, uma rodovia, depois, uma ferrovia e, por fim, uma hidrovia, é possível agilizar e baratear o custo do transporte. Todavia, tal condição depende da infraestrutura dos lugares. Quanto melhor for essa infraestrutura intermodal, mais fácil é para os países se inserirem no comércio regional e global.

Um exemplo interessante são os portos secos, como em diversas cidades no interior do Brasil. Tal instrumento possui o objetivo de agilizar as questões burocráticas da exportação, diminuindo o tempo que os produtos ficam parados nos portos. Eles podem ser conectados à região portuária por via férrea, rodovias e até aeroportos.


Como é a matriz de transporte de cargas no Brasil

Como deveria ser a matriz de transporte de cargas

 

A escolha do modal de transporte

A escolha do modal de transporte de mercadorias obedece a variáveis, como o custo, a rapidez e a segurança. Muitas vezes, é a geografia (necessidade de contornar ou transpor obstáculos naturais), o clima e, geralmente, o ambiente e o entorno que induzem o uso de certo tipo de transporte. Locais com rios navegáveis seriam propícios ao transporte hidroviário; locais muito declivosos, mais propícios ao transporte rodoviário; locais planos, ao transporte ferroviário etc. A escolha de um modal de transporte, na ótica de uma operação de importação/exportação, depende, em grande parte, dos seguintes elementos:

  • O peso e o volume das mercadorias;
  • O custo do transporte;
  • A distância percorrida, os tipos de acidentes geográficos e as condições climáticas do percurso;
  • Os atrasos, prazos e tempo de entrega;
  • A noção de segurança e risco (ligado intimamente à fragilidade do produto).