Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Priorize as prioridades: saiba o que estudar

Confira nossa aula ao vivo

Em aulas passadas do GEP, já foi destacada a importância da revisão. Pensando nisso que o Descomplica criou o Super Tópicos Nas imagens abaixo, você encontra mais informações sobre esse plano.

É importante também ir além das revisões. É necessário fazer muitos exercícios. Mas isso você já sabe também né. Então, o que mais você poderia fazer? Se liga nessas dicas do Vallads.

 

 

Priorize as prioridades

“Ter foco significa dizer muitos nãos”. Essa é uma frase bem famosa, que precisa estar na sua lógica de estudos. Para entender um pouco melhor a importância do foco, se liga no vídeo abaixo.

 

 

É preciso desenvolver prioridades, porém, muitas vezes, a dificuldade está em definir essas prioridades. Uma excelente estratégia é utilizar a Matriz de Eisenhower, um sistema que permite gerir as tarefas a partir da sua importância e urgência.

 

Uma tarefa importante é aquela que precisa ser executada, mas possui um prazo maior, sem consequências imediatas e impactantes. Enquanto a urgente precisa ser resolvida rapidamente devido às suas consequências.

Matriz de Eisenhower

  • Urgente e Importante: Correee!
  • Urgente, mas não Importante: Assim que tiver tempo livre.
  • Importante, mas não Urgente: Planeje de forma sábia.
  • Não é importante nem Urgente: Não gaste muito tempo aqui.

Por exemplo, imagine duas tarefas que você precisa realizar em um dia:

  • Primeira tarefa: estudar um tema novo de Física.
  • Segunda tarefa: organizar seus resumos que foram produzidos durante a semana.

As duas tarefas são importantes, mas uma delas não é tão urgente. Por exemplo, se você não estudar o tema de Física, ficará atrasado no cronograma. Então, essa tarefa é urgente. Organizar seus resumos não apresenta o mesmo nível de urgência. Isso pode ser feito assim que você conseguir tempo livre ou quando separar um período de tempo no final de semana.

 

Exercício

Vamos embarcar nessa campanha de estudos? O exercício desta semana é sentar e analisar uma prova anterior do Enem! O objetivo é ver tanto os assuntos que mais têm aparecido nos últimos anos, como também a maneira como a banca cobra as questões, a linguagem empregada, o tamanho dos textos, a dimensão e fonte dos recursos usados. E aí, topa analisar uma prova? Então, vamos com tudo!!