Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Patrimônios da Humanidade

Patrimônios da Humanidade

Patrimônios da Humanidade

Importância do patrimônio histórico

O patrimônio histórico representa produtos, materiais ou naturais de grande importância na história de uma determinada sociedade ou comunidade. Pode ser um edifício, ruína, estátua, escultura, templo, igreja, praça ou mesmo parte de uma cidade, como um centro histórico. Este conceito começou a se espalhar no século XIX após a Revolução Francesa (1789).

Essas mercadorias são construídas ou desenvolvidas pela sociedade ao longo do tempo. Eles estão intimamente relacionados à identidade do site/local e tem uma importante fonte de pesquisas atual. Portanto, por meio do patrimônio histórico, podemos compreender a história e tudo ao seu redor. Por exemplo, a arte, tradição, conhecimento e cultura de um grupo específico de pessoas. Atualmente existem várias instituições que se dedicam à proteção e preservação desses ativos. Portanto, o patrimônio histórico reúne uma série de eventos simbólicos que se desenvolveram ao longo do tempo.

Importância do Patrimônio cultural
Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. No entanto, uma comunidade pode ter um patrimônio cultural que não necessariamente passou pelo reconhecimento burocrático do Estado.

Uns dos artigos do Decreto de Lei 25 orienta no Art. 134º - “Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.”

Sendo assim, o patrimônio cultural pode ser dividido em:

  • Patrimônio Cultural Material: como o próprio nome indica, representa os bens culturais materiais, por exemplo, museus, bibliotecas, universidades, etc.
  • Patrimônio Cultural Imaterial: também chamado de “patrimônio intangível”, ele reúne diversas expressões culturais, por exemplo, os saberes, os costumes, as festas, as danças, as lendas, as músicas, etc.