Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O mundo é dos que se atrevem

Confira!

Este ano com o GEP foi maravilhoso!! Um ano de muita aprendizagem, evolução e crescimento. Nós sabemos que ainda não acabou, mas ficamos felizes em saber que você vai levar para a vida muita coisa que aprendeu esse ano. Você já é uma pessoa muito diferente daquela que começou fevereiro e tem muita bagagem para carregar na mochila da vida. Porém, uma das lições que gostaríamos de ressaltar é que o mundo é daqueles que se arriscam, daqueles que enfrentam seus obstáculos, daqueles que evoluem, que aprendem com seus erros. E por isso, não tenha medo de ser essa pessoa.

 

Acima de tudo, aprenda com o erro

Este é um dos grandes segredos. O erro faz parte total da sua vida, por isso, não perca a oportunidade de aprender com ele. Busque a perfeição, mesmo que erre pelo caminho. Você já assistiu ao TED abaixo?

 

Detenha o poder da ação

O livro O poder da ação, escrito por Paulo Vieira, fala exatamente sobre essa questão da autorresponsabilidade e de transferir a culpa. Muitas vezes, externalizamos o problema, mas podemos fazer com que as coisas aconteçam da nossa maneira. Confira abaixo o resumo ilustrado do livro.

 

Faça a vida acontecer do seu jeito!! Assista ao vídeo abaixo da palestra de Clóvis Barros Filhos para o Inspira BB.


Coragem

Coragem significa agir com o coração, agir de forma verdadeira. A vida é um constante desafio e é necessário superar os obstáculos, mas, às vezes, fracassamos e isso é normal. Assim, ser corajoso não significa ausência de medo, mas agir mesmo com esse sentimento. O medo é um recurso bem interessante. Ele já nos ajudou, muitas vezes, a evitar situações perigosas, porém, também é capaz de nos segurar e impedir nossa evolução. Isso significa que o medo não deve ser controlado, isolado emocionalmente de alguma forma, e que, a partir de amanhã, encaremos o mundo como o Super-Homem. No vídeo abaixo, Will Smith fala sobre como tem sido seu desafio de enfrentar o medo.

 

 

Vulnerabilidade

No dicionário, vulnerabilidade é definida como a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado, servindo tanto para pessoas como para objetos. No sentido emocional, as vulnerabilidades se referem às dificuldades que enfrentamos e à vergonha que sentimos de nós mesmos. Não acreditamos no nosso potencial e sentimos vergonha das nossas fraquezas e fragilidades. Emocionalmente, nos impedimos de fazer ou realizar o que tanto gostamos por medo. No parágrafo anterior, já falamos sobre como devemos encarar nossos medos. No vídeo abaixo, a pesquisadora e contadora de histórias Brene Brown comenta um pouquinho sobre como o fator vulnerabilidade se revela decisivo para as interações humanas, o senso de comunidade e, mais amplamente, para a capacidade humana de sentir empatia e pertencimento.