Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

O Futuro da Universidade

Aula sobre o futuro da universidade. Confira!

O futuro das Universidades

 

A história das universidades datam o século XV. A influência da religião na formação científica também é histórica. Apesar das mudanças que houveram no setor, o modelo de ensino segue padrões bem semelhantes. Atualmente, a grande discussão sobre o desenvolvimento e futuro das universidades passa pelo desenvolvimento científico e tecnológico, que hoje é vital para alimentar um desenvolvimento econômico competitivo na geopolítica mundial. A tecnológia tem um papel cada vez mais central nesse ponto

A primeira universidade que se tem conhecimento é a Universidade da Bolonha, fundada em 1088, localizada na península Itálica. A origem do termo "universidades" vinha justamente da ideia de um conhecimento essencial, universal. A igreja católica tutelava o conhecimento desenvolvido nas universidades nesse período. Existem outras universidades fora do eixo europeu que datam ainda mais antigo. A universidade de Sankore foi fundada em 989, localizada na cidade de Timbuktu, em Mali. De qualquer modo, ainda sobre a história europeia, foi a partir do iluminismo no século XVIII que a desassociação entre catolicismo e desenvolvimento científico passa a ocorrer, claro que deixando heranças.

No Brasil, a origem das universidades veio do Curso de Cirurgia da Bahia no ano de 1808. No Rio de Janeiro, foi criado o curso de Anatomia e Cirugia no Rio de Janeiro. Esse contexto se relaciona com a chegada da família real portuguesa no Brasil. O acesso nesse período era restritio às elites. Ao longo do século XIX haviam 24 estabelecimentos, com cerca de 10.000 alunos. Havia também durante a primeira república essa união entre igreja católica e desenvolvimento dos saberes universitários, inclusive na criação dos primeiros cursos particulares.

A partir dos anos de 1990 ocorre uma significativa expansão das universidades. Por um lado, temos a expansão de universidades públicas, a partir de 2005 houve grande investimento por parte do Estado no número de universidades e em sua estrutura para receber mais alunos e cursos. Essa expansão das faculdades públicas se deu a partir de um programa chamado REUNI, que objetitivava essa expansão. Para as universidades privadas, também houveram iniciativas para ampliar o acesso. Nesse sentido, se destaca o programa PROUNI, que facilitava o financiamento universitário para as faculdades particulares.