Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Militarização da educação no Brasil

Militarização da educação no Brasil

Soldado ou Cidadão?

A militarização de escolas públicas é apresentada como alternativa para conter a indisciplina dentro das escolas e melhorar a aprendizagem. Tal questão é muito debatida na educação e foi bandeira da campanha eleitoral do Presidente Jair Bolsonaro em 2018. Assim, desde a eleição o tema se tornou uma das prioridades do presidente para a área da educação no país. O Ministério da Educação (MEC) lançou um projeto no qual estados e munícipios podem ser candidatar para receber recursos destinados a implantação de escolas militares.

 

Violência na escola

É evidente que atos de violência dentro das escolas criam um ambiente prejudicial ao processo de aprendizagem. A discriminação, as ameaças e os xingamentos são as violências mais comuns em ambiente escolar, sendo as agressões físicas e homicídios mais raros. Todavia, um ambiente militarizado, baseado em estruturas militares, podem criar um ambiente baseado em ordens e imposições que não fomenta a educação de valores e a convivência respeitosa em meio a diversidade. O que também poderia não resolver a questão da violência simbólica.

 

O bom desempenho das escolas militares

O desempenho dos colégios militares nas avaliações oficiais é superior as escolas públicas. Isso acaba ganhando um grande aspecto propagandístico. Porém, contextualizando esses dados é possível observar que esses colégios militares, historicamente possui maiores verbas e infraestrutura adequada que resulta em melhores resultados. Outro ponto, é que a na grande maioria dos colégios militares existem provas para selecionar os alunos. Assim, muitas vezes são selecionados alunos com perfil socioeconômico mais alto, com melhores condições para se prepararem para a prova e para estudarem, o que explicaria também as notas mais elevadas desses colégios.