Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Independência da Catalunha

Acompanhe a aula sobre Independência da Catalunha.

Conflitos na Espanha

As principais questões separatistas no território espanhol envolvem duas regiões autônomas da Espanha: Catalunha e País Basco. Ambos possuem tradições culturais distintas, com base linguística própria. Ambos os movimentos buscam maior autonomia dessas regiões, porém, seguiram por caminhos diferentes. Existem também outras questões separatistas, como da Galícia e de Valença, mas que não apresentam a mesma força. Nessa aula será focada a questão separatista na Catalunha.

 

Separatismo na Catalunha

A Questão Catalã já envolve apenas os limites espanhóis e segue um caminho mais político. A partir de 1975, a Catalunha conquistou certo grau de autonomia política, podendo determinar algumas leis que só vigoram na região, além de ter um presidente próprio. O movimento separatista não realiza atentados terroristas, mas pressiona o governo a realizar uma consulta popular a fim de verificar o desejo de independência regional. A justificativa é que o dinamismo econômico catalão é benéfico para a Espanha, que arrecada muitos impostos, mas não repassa ou reinveste na Catalunha.

Assim, em 2017, liderado pelo presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, foi realizado um referendo sobre a independência da região. O “sim” ganhou e o presidente buscou levar o resultado para o Parlamento. Porém, a Espanha logo se manifestou, informando que a autonomia dada com a Constituição de 1975 não possibilitava qualquer iniciativa unilateral de independência e, portanto, a votação era inconstitucional, gerando uma crise entre Madrid (capital da Espanha) e Barcelona (capital da Catalunha).

 

Manifestação de apoio sobre referendo para a independência da Catalunha

 

Fonte: https://www.rfi.fr/br/europa